A Uesb foi destaque nacional no Enatespo e no CBSBC 2025, com dois projetos premiados apresentados pelo professor Manoelito Júnior. (Foto: Acervo Pessoal)
A Uesb, campus de Jequié, foi destaque na 24ª edição do Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Enatespo) e no 15º Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva (CBSBC), realizados entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2025, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Durante o evento, dois projetos estiveram em evidência relacionados ao professor Manoelito Júnior: o trabalho TeethGram, apresentado por ele próprio, e outro projeto apresentado por Matheus Filgueiras, do qual o professor foi coorientador, ambos premiados nacionalmente.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Bucal Coletiva (Abrasbuco), é um dos mais importantes da área no país e reúne equipes de saúde bucal, gestores públicos, movimentos sociais, pesquisadores e docentes de todo o Brasil. Neste ano, o tema central foi “Fortalecendo a Política Nacional de Saúde Bucal, com inclusão, inovação e diversidade”, reafirmando o compromisso com a melhoria da saúde bucal coletiva.
Representando a Uesb, o professor Manoelito Júnior apresentou dois trabalhos inovadores. O primeiro foi o lançamento de dois livros infantis educativos, elaborados para apoiar o manejo comportamental de crianças durante o atendimento odontológico. A produção é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Matheus Filgueira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação conjunta com o professor Manoelito, da Uesb, e colaboração dos docentes Angela Scarparo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Matheus França Perazzo da Universidade Federal de Goiás (UFG). A proposta foi reconhecida com o 2º lugar no Eixo 2 – Inclusão e Diversidade.
Com linguagem acessível e abordagem acolhedora, os livros infantis educativos serão distribuídos gratuitamente em escolas e unidades de saúde públicas. (Foto: Acervo Pessoal)
A obra, construída com base em validação científica e participação de especialistas das áreas de saúde, educação e psicologia, se destaca por sua abordagem didática e sensível, voltada não apenas para profissionais de Odontologia, mas também para pais e crianças. A linguagem acessível e o conteúdo educativo foram pensados para promover acolhimento e entendimento durante todas as fases do atendimento. Com apoio do Edital de Auxílio a Projetos de Inovação Tecnológica, a Uesb irá viabilizar a impressão e distribuição gratuita dos exemplares em escolas e unidades de saúde públicas.
O segundo projeto premiado foi o TeethGram, um software que oferece uma nova maneira de visualizar dados epidemiológicos em Odontologia, facilitando a compreensão dos índices ceo-d (relativos à dentição decídua) e CPO-D (relativos à dentição permanente). Desenvolvido pelo egresso do curso de Sistemas de Informação da Uesb, Eduardo Caetano Júnior, sob orientação do professor Almir David Santiago e coorientação do professor Manoelito, o aplicativo apresenta gráficos de barras que permitem identificar de forma clara os grupos populacionais mais afetados pela cárie dentária.
A solução foi premiada com 1º lugar no Eixo 1 – Inovação, destacando-se pela aplicabilidade prática e por facilitar a análise de dados por gestores e profissionais de saúde pública. O TeethGram surgiu da demanda por ferramentas mais acessíveis e visuais no acompanhamento dos indicadores em saúde bucal, tornando-se um recurso estratégico para planejamento de ações mais eficientes.
“A realização de encontros como o Enatespo e o CBSBC são fundamentais para consolidar e fortalecer a Política Nacional de Saúde Bucal. Esses espaços trazem à tona experiências exitosas, dialogam com diferentes realidades e apontam novos caminhos para a gestão e a assistência em saúde”, destacou o pesquisador.
O evento marcou o início de novas articulações para expandir as ferramentas desenvolvidas, com foco em parcerias institucionais. (Foto: Acervo Pessoal)
As duas ações premiadas integram o projeto de extensão “Sorrir”, desenvolvido pela Uesb, e têm como objetivo dialogar diretamente com gestores, profissionais de saúde e o público infantojuvenil, propondo tecnologias leves e duras que possam ser incorporadas nas práticas cotidianas de saúde. “Enquanto pesquisador, percebo que ao delinear pesquisas e propor novas formas de pensar a Saúde Coletiva, precisamos também saber dialogar com o público-alvo que pode utilizar, replicar e/ou instituir mudanças”, afirmou Manoelito.
O evento também serviu como ponto de articulação para futuras ações. Segundo o professor, há planos de ampliar o alcance das ferramentas desenvolvidas para outras regiões, com foco em parcerias institucionais. “Nossa maior busca é dar visibilidade e aumentar o número de pessoas que conheçam essas ferramentas. Estamos abertos a tiragens do livro e capacitações para uso do TeethGram em diferentes contextos regionais. O evento é uma porta de entrada. Estamos preparados para atender demandas locais e institucionais, como as das secretarias de saúde e instituições de ensino e pesquisa.”
Com mais de quatro décadas de história, o Enatespo tem sido um espaço de fomento à construção da Política Nacional de Saúde Bucal, reunindo propostas e soluções inovadoras para os desafios do setor. A participação e o reconhecimento da Uesb reafirmam seu papel ativo na produção de conhecimento e de soluções práticas que impactam diretamente a vida das pessoas.