O Restaurante Universitário (RU) da Uesb, campus de Itapetinga, voltou a funcionar nesta segunda-feira, 11, após passar por uma ampla reforma iniciada em março deste ano. Inaugurado em 2018 como parte da política de permanência estudantil, o espaço foi totalmente reestruturado para garantir segurança, salubridade e conforto à comunidade acadêmica, atendendo às normas de vigilância sanitária e de outros órgãos de controle.
A requalificação incluiu a substituição de todas as esquadrias da fachada, protegendo contra chuvas e ventos e a implantação de um sistema de climatização para manter o ambiente agradável e preservar melhor os alimentos, entre outras melhorias.
Para a pró-reitora de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), professora Adriana Amorim, as melhorias vão além da estrutura física. “Oferecer uma refeição de qualidade não é apenas nutrir o corpo, mas criar um espaço agradável e acolhedor, onde as pessoas se sintam tratadas com o respeito que merecem”, afirmou.
A Universidade mantém ações voltadas para estudantes de graduação e para estrangeiros da pós-graduação, oferecendo subsídios pagos com recursos financeiros próprios para assegurar acesso às refeições a preços reduzidos. Assim, todos os estudantes estrangeiros da pós-graduação e os estudantes de graduação com renda familiar média inferior a 1,5 salário mínimo, habilitados nos editais do Programa de Assistência Estudantil (Prae), podem realizar suas refeições nos RUs ao custo de R$ 2,00 por refeição. Atualmente, cerca de 2.200 alunos estão habilitados ao Prae.
Além disso, todo estudante de curso de graduação presencial, independentemente de renda familiar, pode realizar suas refeições nos RUs, com subsídio de 50% em relação ao preço público, desde que realize cadastro na Ação de Apoio Alimentar da Proapa. Os alunos interessados têm até o dia 12 de setembro para realizar este cadastro.
A professora Adriana acrescentou que essa “é uma decisão da gestão de fazer um investimento profundo na política de alimentação, de forma universalizada. Na graduação, todo estudante tem direito ao subsídio, que é pago com recursos institucionais da Uesb”.
Na última sexta-feira, 8, a equipe do RU participou de uma roda de conversa sobre atendimento humanizado. A coordenadora da Coapa em Itapetinga, Tatiana Aquino, lembrou que a universidade é um espaço plural e diverso. “Independentemente de gênero, religião ou sexualidade, todos devem ser tratados com respeito”, reforçou.
Usuária do restaurante, a estudante de Pedagogia Marta Pereira, moradora de Itororó, destaca a importância do RU para sua rotina e desempenho acadêmico. “Venho cedo para tomar café na universidade e também almoçar. Isso facilita muito minha rotina, pois muitas vezes não dá tempo de me alimentar em casa. Aqui consigo comer bem e seguir para as aulas sem sentir fome. E o café é uma delícia”, pontua.