A Uesb, campus de Jequié, recebeu a 1ª turma do Curso de Formação de Instrutores, em parceria com a UCS SAEB, ampliando a capacitação de servidores no interior.
Entre os dias 25 e 29 de agosto, o campus da Uesb em Jequié recebeu a primeira turma do Curso de Formação de Instrutores, promovido pela Universidade, em parceria com a Universidade Corporativa do Serviço Público da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (UCS Saeb). A ação marca a implantação do Núcleo Avançado da UCS Saeb na Uesb, fruto de Termo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições.
O objetivo é ampliar as oportunidades de capacitação para servidores públicos estaduais que atuam em órgãos localizados no interior do Estado, fortalecendo o desenvolvimento de competências e a prestação dos serviços à sociedade. Para Tânia Soledade, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e integrante da equipe da Escola de Governo da UCS Saeb, a parceria com as universidades estaduais é estratégica.
“A Escola de Governo, ao firmar parcerias com as universidades estaduais, objetiva incluir nos processos de capacitação os servidores e servidoras lotados no interior do Estado e, dessa forma, melhorar também a prestação dos serviços públicos, finalidade principal do desenvolvimento das competências. Muitas vezes não é possível deslocar as pessoas para capacitações na capital, pois, além de envolver elevados custos financeiros, implica também no afastamento de suas vidas pessoais. Com os Núcleos Avançados pretende-se reduzir a distância entre o servidor e o desenvolvimento de competências”, destacou.
A AGP, por meio do Nais, acompanha o termo de cooperação com a SAEB e organiza as demandas de gestão de pessoas na Uesb
De acordo com ela, a iniciativa também busca consolidar uma rede de instrutores internos. “Com os Núcleos Avançados pretendemos formar instrutores locais para os diversos cursos da grade da Escola de Governo da UCS Saeb. Dessa forma, os núcleos poderão oferecer mais ações de capacitação específicas. Por exemplo, agora no Núcleo Avançado da Uesb, campus de Jequié, foi formada a primeira turma de instrutores internos. Isso significa que todos os órgãos que estão formando instrutores já poderão oferecer mais cursos ao corpo de servidores”, completou Tânia.
Na Uesb, a preparação para a implantação do Núcleo envolveu a mobilização de diferentes setores administrativos e acadêmicos. Segundo Márcia Queiroz, da Assessoria de Gestão de Pessoas da Universidade (AGP), o trabalho foi estruturado para garantir qualidade e alinhamento ao projeto.
“A Uesb se estruturou a partir da formalização do Termo de Cooperação Técnica firmado com a Saeb, que institui o Núcleo Avançado nos três campi da Universidade. Internamente, mobilizou suas unidades administrativas e acadêmicas para garantir o suporte logístico e pedagógico necessário às atividades formativas. O primeiro curso de formação de instrutores, realizado em Jequié, marca o início dessa parceria estratégica, que amplia a interiorização das ações de capacitação do Estado”, explicou.
O curso inaugura uma nova etapa de capacitação de servidores no interior, reafirmando o papel da Uesb no fortalecimento do serviço público e do desenvolvimento regional
Ainda segundo Márcia, a AGP, por meio do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais), desempenhou papel central. “A iniciativa conta com a articulação de diferentes setores da Uesb. A AGP, por meio do Nais, atua na interlocução direta com a Saeb, acompanhando a execução do termo de cooperação e organizando as demandas relacionadas à gestão de pessoas, de forma integrada à política institucional da Universidade. O Nais, em parceria com a Coordenação de Recursos Humanos do campus de Jequié, oferece apoio técnico e logístico, especialmente no acolhimento dos servidores, na comunicação interna e no acompanhamento das necessidades dos participantes durante a formação”, detalhou.
Além da equipe interna, servidores de órgãos como Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) também participaram da formação. Entre os alunos do curso, a expectativa foi de crescimento pessoal e profissional. Para Amanda Nery, analista universitária da Uesb, a participação representa a possibilidade de ampliar horizontes.
“O que me motivou foi a possibilidade de ter uma oportunidade no sentido de compartilhar o conhecimento da melhor maneira possível e contribuir para a formação de outros. Para o meu trabalho, acredito que possa ser um avanço na carreira, ampliando outras possibilidades de atuação, de continuar na docência e de ser capaz de conduzir cursos de capacitação. Consequentemente, isso contribui para a melhoria do serviço público no que tange à disseminação de boas práticas e ao fortalecimento de uma cultura organizacional mais profissional, colaborativa, acolhedora e inclusiva”, afirmou.
Amanda Nery, analista universitária da Uesb participando de uma das atividades do curso
A realização do curso em Jequié marca, assim, o início de um novo ciclo de formação e valorização dos servidores públicos no interior do Estado, reforçando o compromisso da Uesb em contribuir para o desenvolvimento regional e a qualificação do serviço público.