A professora Alexilda Oliveira de Souza, do campus de Itapetinga, recebeu o Prêmio Antônio Celso Spínola Costa (ACSC), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A premiação ocorreu no 10º Encontro de Química da Bahia, na Uesb de Jequié. O prêmio reconhece personalidades acadêmicas que se destacaram de forma extraordinária para o ensino, pesquisa e desenvolvimento da Química na Bahia.
Desenvolver atividades extracurriculares como eventos, simpósios e feiras de ciência que englobem estudantes e a comunidade externa é essencial para mostrar a aplicabilidade da química no cotidiano. Segundo Alexilda, ao relacionar a teoria e os experimentos é possível observar o entusiasmo e aprimoramento de habilidades dos estudantes durante as práticas pedagógicas.
O trabalho da professora foi reconhecido graças à sua atuação focada no desenvolvimento regional e inovação tecnológica e à formação de cidadãos críticos e conscientes ao conectar os conceitos da química ao cotidiano dos alunos. “Desenvolvo ações voltadas para a disseminação e popularização do conhecimento da química e esse é um momento de valorização da minha trajetória e reconhecimento da dedicação que tenho desde que ingressei na Uesb em 1999.”
As linhas de pesquisa do trabalho premiado são voltadas para a síntese de novos materiais com aplicação de catalisadores em processos de remediação ambiental como o aproveitamento de resíduos da agroindústria para produção de carvão ativado e hidrocarvões no intuito de remover corantes e metais tóxicos em meio aquoso.
Sobre o evento – O Encontro de Química da Bahia (EQBA), ocorre desde 2005, bienalmente, realizado por pesquisadores e professores das universidades e institutos federais que sediam o evento, em conjunto com a Secretaria Regional-Bahia da Sociedade Brasileira de Química. A edição de 2025, ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, o evento teve como tema “Química verde para o desenvolvimento regional sustentável”