O próximo episódio do programa Univerciência vai ao ar neste sábado, 20, às 13h30. A temporada comemora os 5 anos de existência do programa, promovendo a divulgação de pesquisas e avanços científicos realizados por instituições públicas do Nordeste brasileiro.
Voltada para o ensino, a edição mostrará a criação de sinais para termos anatômicos que não existiam na Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada por pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. A ideia é que os sinais incentivem pessoas surdas a ingressarem em graduações na área da Saúde. O outro trabalho da área educacional é a construção de um tabuleiro que auxilia no ensino de Geografia para estudantes do Ensino Fundamental. A iniciativa é de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
E tem mais! Um estudo desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (UFC) busca restaurar os manguezais, ecossistemas de grande importância ecológica, social e econômica. Como reprise em comemoração aos 5 anos, o programa veiculará uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em que foi criado um larvicida, eficaz no combate ao Aedes aegypti e no controle das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, com a utilização da casca da laranja.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas nordestinas, além trazer informações sobre o mundo da ciência. O programa vai ao ar todo sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado da Bahia, com reprise às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.