Neste ano, a Feira das Profissões aconteceu no Paço da Prefeitura Municipal de Itapetinga
A Feira das Profissões, realizada nos dias 11 e 17 de setembro em Itarantim e Itapetinga, respectivamente, apresentou os cursos do campus da Uesb, em Itapetinga, bem como reforçou o papel da Universidade na transformação social do território. O evento ajudou estudantes do ensino médio a conhecer possíveis carreiras e a compreender como a Uesb apoia seus alunos desde o ingresso até a conclusão da graduação.
Em Itarantim, a feira aconteceu no Colégio Estadual de Tempo Integral Adinália Pereira de Araújo e reuniu cerca de 180 estudantes. Para o coordenador pedagógico Vitor Viana, o evento aproximou os jovens das possibilidades profissionais e fortaleceu o desejo daqueles com projetos já definidos. “Apresentar os cursos da Uesb aos nossos estudantes é uma forma de construir uma ponte para melhores oportunidades de crescimento e transformação de realidades”, pontuou.
Mais de 180 alunos participaram da ação da Feira das Profissões, em Itarantim
Já em Itapetinga, a feira foi realizada no Paço da Prefeitura Municipal, em frente à Praça Dairy Walley, com a participação de cerca de 500 alunos concluintes do ensino médio das redes pública e privada, além de moradores da cidade. Para o pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, a iniciativa aproxima a Universidade da comunidade. “Ao invés dos estudantes irem até a Universidade, é a Universidade que vem para a cidade. Isso permite que conheçam nossos cursos, dialoguem com professores e vivenciem experiências ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão”, explicou Reginaldo.
O estudantes vivenciaram a ciência de perto e ampliaram seus aprendizados por meio de experiências práticas
Kergileda Ambrósio, assessora acadêmica, destacou que a feira visa estreitar os laços com a comunidade, divulgar os cursos e mostrar a relevância da universidade pública. “Muitos jovens se surpreendem ao conhecer os cursos e o campo de atuação dos profissionais formados. A Universidade precisa ser vista como espaço de transformação e de possibilidades de formação, e a Feira ajuda a despertar esse olhar”, afirmou.
Kergileda acrescentou que muitos alunos de escolas públicas ainda desconhecem as formas de ingresso no ensino superior. “Aqui em Itapetinga, a Feira já acontece há alguns anos e temos visto respostas positivas tanto na vida dos alunos quanto na procura da comunidade pela Uesb. O mesmo ocorreu em Itarantim, e a intenção é ampliar essa ação para outras cidades do território de identidade”, completou.
Guilherme Santos pretende cursar Exatas na Uesb
Entre os participantes estava Guilherme Santos, concluinte do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães e aluno do Programa Universidade Para Todos (UPT), que avaliou a experiência positivamente. “Muitas vezes, na escola, não temos contato com o que acontece na Universidade. Conhecendo mais sobre os cursos, entendemos melhor as áreas de atuação e até mudamos a visão que tínhamos sobre algumas carreiras”, avaliou.
Os estudantes também tiveram informações sobre as ações de permanência disponibilizadas pela Uesb
Além de apresentar os cursos, a Feira também divulgou as políticas de permanência da Uesb. Tatiana Aquino, coordenadora da Coordenação de Acessibilidade, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa), explicou que muitos alunos de escolas públicas não sabem que a Universidade é gratuita.
Ademais, muitos estudantes desconhecem os auxílios que garantem a permanência na graduação até a conclusão. “A Feira é uma oportunidade de apresentar não só os cursos, mas também os benefícios que asseguram a permanência do estudante”, afirmou Tatiana.
Entre os apoios oferecidos, estão bolsas de permanência, transporte, moradia, auxílio-alimentação, monitorias e programas de apoio acadêmico. “Nosso compromisso é com a entrada, a permanência e o êxito acadêmico. Não basta ingressar, é preciso ter condições de concluir o curso com qualidade”, concluiu Tatiana.
O evento contou com o apoio do IF Baiano, campus de Itapetinga, da Viação Itapetinga, da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Educação.
Vestibular 2026 – Com 47 opções de cursos disponíveis nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, o processo seletivo será aplicado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os interessados podem se inscrever até 23 de outubro, pelo site do Instituto Avalia..
As informações detalhadas estão disponíveis no Manual do Candidato e no Edital. Todas as novidades podem ser acompanhadas no site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br ou pelos telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757.