Os esforços de internacionalização da Uesb não param. Nesse sentido, o mais novo passo dessa caminhada é a celebração de mais um Convênio de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com a Universidad de La Playa Ancha, no Chile, coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS).
O professor José Dias, coordenador do Programa, explica que o convênio “vai proporcionar a internacionalização das redes de pesquisa, a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, em especial, da pós-graduação, além de permitir o contato cultural com pesquisadores de outro país”. O acordo ainda “prevê a realização conjunta de projetos de ensino e pesquisa e a realização de ações de aperfeiçoamento de docentes e discentes da graduação e da pós-graduação”, completa o professor. Com a nova parceria, a Uesb agora soma 36 convênios com universidades de 15 países.
A Uesb e o mundo – Desde 2023, a Uesb vem continuamente se empenhando na assinatura de convênios bilaterais e outras parcerias internacionais. “Por meio desses convênios, criamos editais de mobilidade para servidores, docentes, discentes, técnicos e analistas”, explica Jackson Reis, Assessor de Relações Internacionais da Uesb.
Com isso, a Uesb fortalece seu compromisso com a promoção de uma formação para a vida plena. “A Universidade tem que estar preocupada sempre com o ensino de qualidade, pesquisa relevante, extensão, formação humana, formação profissional e tudo isso pode ganhar uma dimensão extra se a gente fizer a partir do contato com outras pessoas, outras culturas, outras instituições, outros países”, aponta o professor Luiz Otávio de Magalhães, Reitor da Uesb.