O próximo episódio do programa Univerciência vai ao ar neste sábado, 27, às 13h30. A temporada comemora os 5 anos de existência do programa, promovendo a divulgação de pesquisas e avanços científicos realizados por instituições públicas do Nordeste brasileiro.
A edição mostrará como pesquisadores Uesb, campus de Itapetinga, desenvolvem estudo que busca identificar fraudes em méis comercializados em feiras livres da cidade baiana. Os estudos apontaram que 90% das amostras analisadas apresentaram adulterações na composição do alimento.
E tem mais! A produção de caju na região Nordeste do país pode se tornar ainda mais expressiva graças a um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade Federal Rural do Semi- Árido, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. O objetivo do estudo é fortalecer a cultura cajueira com criação de clones melhorados do fruto.
Um estudo desenvolvido no Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará, desenvolveu estudos de monitoramento do ambiente marinho. A ação é viabilizada por meio de um acordo de pesquisa e inovação firmado em 2024.
Como reprise em comemoração aos 5 anos, o programa veiculará a descoberta de uma vértebra pertencente a um Dilofossauro foi encontrada por cientistas da Universidade Federal de Pernambuco, no sertão do estado. Esse pode ser o osso de dinossauro mais antigo já encontrado no Nordeste até então.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas nordestinas, além trazer informações sobre o mundo da ciência. O programa vai ao ar todo sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado da Bahia, com reprise às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.