É no quintal da casa da avó de Alice dos Anjos que começa a história do nosso primeiro filme do Vestibular Uesb 2026. Ambientado no sertão nordestino, o filme “Alice dos Anjos”, de Daniel Leite Almeida, é uma das obras escolhidas pelo projeto “Cinema: Eis a Questão” para este ano.
Lançado em 2022, o longa-metragem é repleto de personagens malucos e muitas aventuras. Em uma livre e divertida adaptação de “Alice no País das Maravilhas”, o filme combina diferentes figuras e temas do imaginário brasileiro à clássica história de Lewis Carroll.
Para auxiliar na leitura desse mundo mágico criado por Daniel Leite, o projeto traz perspectivas distintas que dialogarão sobre a obra, sua construção estética e os subtextos presentes dela. Os convidados para essa missão foram os professores Benedito Eugênio, da Uesb; Mônica Medina, da Uesb; e Ricardo Fraga, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Uesb.
Para Mônica Medina, o filme é marcado pelo diálogo entre esse espaço íntimo de Alice e a paisagem sertaneja, um cenário repleto de personagens míticos e humanizados. Essa conexão profunda entre o interno e o externo garante a completude da obra. “De certo modo, a casa da avó se expande à paisagem, no sentido das relações afetivas, do encantamento, das lutas pelos direitos elementares de todo ser humano”, afirma a professora.
Nesse mundo mágico de Alice, Ricardo Fraga traz que a identidade e a ancestralidade marcam a narrativa, pois a jornada de Alice não é apenas de busca pelo retorno, mas de autoconhecimento, reconhecendo-se a partir da luta social e da solidariedade coletiva. “O filme se estaca por propor reflexões atuais e urgentes para o Brasil: o embate entre progresso e preservação, a luta pela terra, a opressão das elites locais e a resistência das comunidades tradicionais”, analisa o professor.
O filme “Alice dos Anjos” está disponível para ser assistido, gratuitamente, no site do Vestibular Uesb.
A leitura não para – Além dos vídeos acima, o projeto “Cinema: Eis a Questão” disponibiliza o livreto “Leituras de Cinema”, que reúne textos inéditos com comentários sobre os filmes escolhidos para o Vestibular Uesb 2026. No próximo dia 14 de outubro, um bate-papo sobre “Alice dos Anjos” vai acontecer no canal oficial da Uesb no YouTube, a partir das 19 horas.
Todo o projeto é coordenado pelo Programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Uesb. Em sua 20ª edição, o projeto celebra os 15 anos da graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade, com filmes brasileiros produzidos por egressos e profissionais do curso.
Mais informações, entre em contato pelo e-mail janelaindiscreta@uesb.edu.br ou pelo telefone (77) 3425-9330.