O Laboratório Experimental de Avicultura (Labeave), campus de Itapetinga, abre vagas para pequenos e médios produtores interessados em se tornar guardiões das raças nativas de aves desenvolvidas no Laboratório. Há mais de 20 anos, o espaço realiza pesquisas voltadas ao desenvolvimento e à conservação de galinhas, patos e perus regionalizados, originários de diferentes regiões da Bahia, como o Sudoeste, o Sul e a Chapada Diamantina. As aves apresentam excelente potencial produtivo para ovos e carne, além de serem adaptadas a sistemas alternativos de criação, como o sistema caipira.
Os interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a coordenação do setor, professor Ronaldo Vasconcelos, e manifestar interesse em ser guardião. Para isso, é preciso cumprir alguns requisitos, como não misturar as raças, participar de encontros on-line trimestrais de acompanhamento técnico, entre outras condições que podem ser conferidas aqui.
O papel do guardião é fundamental para a preservação da biodiversidade, garantindo a multiplicação das raças desenvolvidas pelo Labeave e contribuindo para a autonomia das famílias rurais. Para conhecer mais sobre as aves e seu potencial produtivo, o Labeave disponibiliza gratuitamente o e-book “Manual de Raças”, que reúne informações detalhadas sobre as características morfológicas e o desempenho das espécies.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 98102-7100.