O foyer e a área externa defronte à Biblioteca Jorge Amado, na Uesb, Campus de Jequié, foi palco no último dia 10 de outubro, da 9ª Feira de Profissões da Uesb, ação desenvolvida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Assessoria Acadêmica, da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e dos Colegiados de Cursos de graduação da universidade. A ação apresenta os cursos ofertados pelo Vestibular Uesb 2026, auxiliando os estudantes do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas do município e das cidades circunvizinhas, na escolha da carreira profissional.
Na ocasião foram montados stands dos Colegiados dos cursos de Biologia, Química, Farmácia, Enfermagem, Educação Física, Sistemas de Informação, Pedagogia, Teatro, Medicina, Matemática, Odontologia, Dança, Letras, Fisioterapia e Engenharia de Alimentos (Campus de Itapetinga). Além disso, foram realizadas exposições do Projeto Estação da Leitura, de livros da Biblioteca, da ações do Universidade Para Todos (UPT), do Projeto Papo Lírico e do setor de Acessibilidade, Permanência e Ações Afirmativas da universidade.
Presente no evento, o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, reafirmou a importância da Feira de Profissões. “A Feira é construída neste sentido de abrir a universidade para os nossos estudantes do Ensino Médio e para as pessoas que tem interesse de concorrer a um curso de graduação e acessar o espaço da universidade, conhecer os cursos, laboratórios, como funcionam as atividades de ensino, pesquisa e extensão, circular no campus, conhecer toda a infraestrutura”, informa Pereira. Ainda conforme o pró-reitor, outros aspectos destacados durante o evento as políticas da universidade. “Além de conhecer toda infraestrutura da Uesb, os participantes podem conhecer os projetos, a política de permanência estudantil. A universidade não só garante o acesso a partir dos seus processos seletivos, mas também ela tem uma política de ações afirmativas, de reserva de vagas para pessoas pretas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiências, trans etc”, revela Pereira.
Segundo a professora Cássia Brandão, assessora acadêmica, a Feira de Profissões da Uesb, é uma devolutiva da Universidade para a sociedade. “ É uma forma da instituição dar um retorno do que a universidade está produzindo em termo de ciência para a sociedade. É compartilhar com a comunidade o que está sendo produzido pelos diversos cursos. Então, além de divulgar os 16 cursos de graduação que temos em Jequié, também divulgarmos os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelos diversos grupos da universidade”, esclarece Brandão.
A professora Márcia Oliveira Bastos, coordenadora do Colegiado do curso de Matemática ressaltou a relevância a Feira de Profissões na divulgação dos cursos de graduação da Uesb. “A Feira é num momento em que as escolas vem até a Uesb conhecer o ambiente da Uesb, conhecer os cursos e assim os alunos tem a oportunidade de vivenciar um pouco o que é que a Matemática faz. Eles têm a oportunidade de ver materiais concretos que os alunos utilizam nas aulas para que eles possam aperfeiçoar lá nas escolas suas atividades de extensão quanto de estágio. Essa vinda das escolas aqui é de suma importância para a divulgação do curso e da Uesb, também”, disse Bastos.
Toda essa programação voltada para os estudantes do Ensino Médio conseguiu atrair um excelente público para a Universidade e teve a aprovação dos visitantes. A estudante Ana Maria Silva Souza, do Colégio Estadual de Jequié, está concluindo o Ensino Médio e veio participar da programação da Feira. “Eu achei bastante legal porque é uma experiência nova para a gente estar conhecendo os cursos”, afirma Souza que gostou do que foi apresentado nos stands dos cursos de Enfermagem e de Química.
Para Rendel Cruz Santos, estudante do Colégio Estadual Paulo Freire, o evento foi bem informativo. “Achei muito bom. Muito informativo sobre as profissões. A pessoa que ainda não sabe em que área quer atuar pode se aprofundar e buscar mais experiências para futuramente entrar num curso”, aponta Santos que manifestou um maior interesse pelo curso de Educação Física.
Heitor Santos Correia Queiroz, estudante do Colégio Matisse destacou o nível de organização da Feira de Profissões da Uesb. “O que mais me chamou a atenção na Feira foi a organização e o tanto de atividades que tem para fazer. Os stands de Química e de Fisioterapia foram o que mais me chamaram a atenção”, disse Queiroz que vai prestar concurso para Medicina, mas está aberto a novas opções.
Durante a programação da Feira de Profissões da Uesb tivemos espaço para a manifestação artística e para o reencontro de egressos com o ambiente uesbiano. No foyer da Biblioteca Jorge Amado, o escritor, ator, diretor e professor Marcos Duarte, egresso do curso de Teatro expôs suas mais recentes obras literárias que traz o universo Shakespeariano par a linguagem de cordel.
Autor de “Omelete – Um infante do Reino de Cansanção”, uma releitura de Hamelet – O príncipe da Dinamarca; “Devaneio de uma noite de estil”, uma releitura de Sonho de uma noite de verão e “Rei Lunga”, uma releitura do Rei Lear. “Eu me dedico ao gênero cordel, fazendo releitura de Shakespeare, dramaturgo inglês que viveu a quinhentos anos atrás. Meu objetivo além de fazer o resgate da literatura de cordel é também aproximar um escritor tão importante como Shakespeare da gente, da linguagem do cordel que nós nordestinos absorvemos melhor”, conclui Duarte.