Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Luta por territórios, memória coletiva e a resistência de mulheres negras em um cenário interiorano são alguns dos temas que permeiam “Mata Doce”, livro da escritora baiana Luciany Aparecida, que foi escolhido como uma das leituras obrigatórias no Vestibular Uesb 2026. Lançado em 2023, o primeiro romance da autora apresenta uma narrativa formada por personagens inspirados na vida real e na cultura afro-brasileira.
Para ajudar na compreensão do universo descrito na obra, o “X da Questão” convidou Anísio Assis, professor de Literatura do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) da Uesb. Em sua fala, Anísio enxerga “Mata Doce” como uma narrativa atravessada pelas marcas do que foi vivido, além das perspectivas de transformações. “Tem-se ali a discussão dessa ancestralidade, nesse tempo que está o tempo todo circular, retomando o que foi vivido e dando importância a ele, mesmo tempo das dores, das violências, das perdas, e uma narrativa que alimenta uma possibilidade de mudanças”, destaca.
Além de se debruçar sobre os detalhes das temáticas trazidas pela autora, o professor chama atenção dos vestibulandos para a importância de reconhecer aspectos geográficos e culturais presentes no livro que dialogam, diretamente, com a região onde a Uesb está inserida. “É uma oportunidade de você, ao ler e estudar essa obra, se ver nessa região ou, pelo menos, relembrar coisas que são próprias de quem está aqui. Àqueles que virão de fora, fazer nosso Vestibular, que possam também perceber a necessidade de fazer um reconhecimento dos aspectos que nos compõem, de quem compõe essa microrregião onde estão Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista”, aconselha.
Confira o comentário completo abaixo:
O vídeo integra a série “X da Questão”, produzida pela Assessoria de Comunicação da Uesb, com foco nos livros escolhidos para o Vestibular. Além de “Mata Doce”, o processo seletivo contará com questões relacionadas às obras “Tchau”, de Lygia Bojunga e “A Invasão”, de Dias Gomes.
Neste ano, a produção trouxe, ainda, uma entrevista especial com Luciany Aparecida, autora do livro “Mata Doce”. No bate-papo, é possível desvendar mais detalhes da obra, como a construção dos cenários e personagens, características da escrita e referências utilizadas na criação da obra.
Assista à entrevista completa abaixo:
Vestibular 2026 – As provas do processo seletivo serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Todas as novidades podem ser acompanhadas pelo site do Vestibular e pelos canais oficiais da Uesb no Instagram e no WhatsApp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos e-mails candidato@avalia.org.br e vestibular@uesb.edu.br ou pelos telefones (77) 3424-8607 e (77) 3424-8757.