Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Os professores Mariana Victoriano e Sergio González Isidro, da Escuela Normal de Ixtlahuaca e, ao centro, o professor Daniel Valério.
A Uesb continua a construir uma forte rede de cooperação internacional, e acaba de assinar mais um convênio com instituições estrangeiras. Desta vez, a parceria foi feita com a Escuela Normal de Ixtlahuaca, no México, instituição especializada na formação de professores. Agora, a Universidade totaliza 36 convênios internacionais ativos , sendo 15 deles com países da América Latina.
A partir do novo convênio, alunos das pós-graduações e licenciaturas da Uesb poderão participar de intercâmbios, eventos acadêmicos, pesquisas conjuntas e diversas outras atividades promovidas pela parceria entre as duas instituições. “Isso contribui para uma formação mais crítica, plural e conectada às realidades latino-americanas”, explica o professor Daniel Valério, docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC) e um dos articuladores do convênio.
Um dos principais objetivos com a parceria é construir uma internacionalização crítica, que agrega saberes antirracistas e de valorização da diversidade, contribuindo assim “para a formação de pesquisadores comprometidos com os territórios e com os sujeitos historicamente invisibilizados”, explica Danilo Pinto, Coordenador do PPGREC. O Programa é parte integrante do Órgão de Educação das Relações Étnico-Raciais (Odeere) da Uesb, e ampliar o alcance do órgão é outro dos objetivos da aproximação.

Daniel destaca ainda a importância da ação para o papel da Uesb no contexto íbero-americano. Para ele, a parceria ajuda na construção de uma educação que reconhece diversos saberes, “especialmente aqueles oriundos de povos indígenas, afrodescendentes e comunidades tradicionais”, comenta. Além disso, as ações que serão desenvolvidas “consolidam a Uesb como uma Universidade comprometida com a transformação social, a diversidade epistêmica e a construção de uma educação plural e emancipadora”, finaliza o professor Danilo.
A Uesb e o mundo – Desde 2023, a Uesb vem continuamente se empenhando na assinatura de convênios bilaterais e outras parcerias internacionais. “Por meio desses convênios, criamos editais de mobilidade para servidores, docentes, discentes, técnicos e analistas”, explica Jackson Reis, Assessor de Relações Internacionais da Uesb.
Com isso, a Uesb fortalece seu compromisso com a promoção de uma formação para a vida plena. “A Universidade tem que estar preocupada sempre com o ensino de qualidade, pesquisa relevante, extensão, formação humana, formação profissional e tudo isso pode ganhar uma dimensão extra se a gente fizer a partir do contato com outras pessoas, outras culturas, outras instituições, outros países”, aponta o professor Luiz Otávio de Magalhães, Reitor da Uesb.