Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

De 16 a 20 de novembro, o Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) da Uesb, campus de Jequié, promoverá a 21ª Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, com o tema “Espirais da Pertença: vinte anos de circularidade e debate das perspectivas étnicas e raciais no Odeere”. O evento celebra duas décadas de trajetória do órgão, que, ao longo dos anos, consolidou-se como um espaço de formação, pesquisa e extensão dedicado às discussões sobre educação, relações étnicas, gênero, sexualidades e interseccionalidades.
A metáfora “Espirais da Pertença” inspira o tema deste ano, simbolizando o movimento contínuo e cíclico de construção de saberes e pertencimentos. Diferente de uma trajetória linear, a espiral representa a expansão constante das reflexões sobre as relações étnico-raciais, que se renovam e se aprofundam sem perder de vista suas origens e ancestralidades.
As inscrições podem ser feitas no site do evento. É necessário 1 kg de alimento não perecível para efetivar a inscrição, que deve ser entregue no primeiro dia do evento. A programação incluirá palestras, mesas-redondas, conferências, minicursos, grupos de trabalho e apresentações artísticas, configurando um espaço de intercâmbio entre saberes acadêmicos e populares.
A ação é destinada a estudantes, professores, pesquisadores do Brasil e do exterior, além de representantes de comunidades tradicionais e pessoas interessadas nas temáticas propostas.
O evento acontece de forma integrada ao 7º Colóquio Internacional de Educação das Relações Étnicas, ao 8º Encontro de Religiões de Matriz Africana, ao 8º Fórum de Educação: Leis 10.639/03 e 11.645/08, Gênero e Diversidade Sexual, ao 5º Congresso Internacional de Educação, Língua, Cultura e Território, ao 3º Festival das Artes: ancestralidades em movimento e ao 1º Jequizumba.
Semana da Pertença – Criada em 2005, pelo grupo de pesquisa Educação e Relações Étnicas: saberes e legados africanos, indígenas e quilombolas, a Semana da Pertença tornou-se uma referência no campo dos estudos étnico-raciais, promovendo anualmente o intercâmbio científico e cultural em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino das relações étnico-raciais, instituídas pelas Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008. Ao longo de suas edições, o evento tem contribuído para ampliar o debate sobre a valorização das identidades afro-brasileira, indígena e quilombola, reafirmando o compromisso da Uesb com a construção de uma educação antirracista e plural.