Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Na manhã desta quarta-feira (21), a Uesb recebeu a visita do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes. Em passagem por Vitória da Conquista, o diplomata aproveitou para conhecer a Universidade, abrindo as portas para um estreitamento de laços entre a Instituição e o Estado português.
Durante a visita, Ricardo conheceu mais sobre o trabalho da Uesb e mostrou disposição em construir mais relações no futuro. “O espírito que me anima a vir cá hoje é ligar, construir pontes e, sobretudo, colocar o serviço do Estado português na Bahia a serviço da comunidade do Sudoeste baiano”, afirmou.

Na ocasião, a Reitoria da Uesb aproveitou para apresentar ao cônsul todo o trabalho que a Universidade tem desenvolvido ao longo de seus 45 anos, especialmente no que diz respeito às políticas voltadas para estrangeiros. O professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb, explica que o objetivo é “nos tornarmos uma universidade mais visível no panorama acadêmico europeu, mundial, e isso envolve atratividade para estudantes, atratividade para pesquisadores internacionais”.
Nesse sentido, foram destacadas as ações de internacionalização da Universidade, em especial as parcerias com universidades de países de língua portuguesa – como Moçambique, Angola e o próprio Portugal. Outro destaque é a oferta de cursos livres de idiomas. “Hoje, a gente tem 207 estudantes participando de cursos de francês, inglês, espanhol e, também, português para estudantes internacionais que necessitam”, explica Jackson Reis, assessor de Relações Internacionais da Uesb.

Além do cônsul-geral, do reitor e do assessor de Relações Internacionais, participaram do encontro o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Uesb; Maria Creuza Viana, chefe da Procuradoria Jurídica da Instituição; Célio Barbosa, assessor especial da Prefeitura de Vitória da Conquista; e Ivanildo da Silva, secretário da Casa Civil de Vitória da Conquista.
Conheça mais as ações de internacionalização no site da Arint