De 16 a 22 de maio, acontece no Centro de Cultura Antonio Carlos Magalhães (ACM) e no Bosque Borda da Mata, em Jequié, a 16ª Mostra Cênica e Didática dos Cursos de Licenciaturas em Teatro e em Dança da Uesb. O evento é promovido pelo programa de extensão Engenho de Composição, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), campus de Jequié.
Nessa edição, a Mostra contará com três espetáculos, cenas curtas, performances, instalações artísticas e debates durante a programação. Na quarta e quinta, 16 e 17, às 19 e às 21 horas, o Centro de Cultura receberá o espetáculo de teatro “Marginália”, baseado na obra do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos, sob a direção do professor Francisco André com a turma do quarto semestre do curso de Licenciatura em Teatro. Atualmente, sob a coordenação do professor do DCHL, Francisco Lima, o Programa vem desenvolvendo atividades no campo da produção e difusão artística, reflexão crítica e mediação cultural, com o apoio financeiro do edital interno da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da Uesb.
Já na sexta e no sábado, às 20 horas (sessão única), será apresentado no Bosque Boca da Mata o espetáculo de dança “Aimó”, livremente inspirado na obra de mesmo nome de Reinaldo Prandi, sob a direção da professora Vânia Oliveira, com as turmas do primeiro semestre dos cursos de Licenciatura em Teatro e de Licenciatura em Dança. No domingo, 20, às 19 horas, no Centro de Cultura ACM, o público presente contará com uma programação diversificada, com intervenções artísticas e a comunicação seguida de debate com a pesquisadora Silvana Ribas (mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Dança Ufba) sobre sua pesquisa em andamento, que tem como tema o programa de extensão Engenho de Composição.
Nos dias 21 e 22 de maio, também no Centro de Cultura ACM, às 19 e às 21 horas, será apresentado o espetáculo de dança “Sobre Desejos e Quereres”, sob a direção do professor Aroldo Fernandes, com as turmas do segundo semestre do curso de Licenciatura em Dança e de Licenciatura em Teatro. Antes de cada sessão dos espetáculos, o público do Centro de Cultura também irá prestigiar a ação Interfaces Poéticas que reúne trabalhos independentes dos artistas estudantes dos cursos de Teatro e de Dança, reiterando o caráter de festival universitário do Engenho de Composição. Todas as atividades possuem entrada franca, observando a classificação indicativa de cada espetáculo.