Entre os dias 23 e 25 de maio, a Uesb sediou a 17ª edição do Encontro Baiano de Grupos de Educação Tutorial (Ebapet), no campus de Vitória da Conquista. O encontro reuniu cerca de 200 estudantes e tutores dos Grupos de Educação Tutorial de toda a Bahia.
Sob a temática central “Protagonismo estudantil na universidade e sociedade”, a programação incluiu palestras, minicursos, oficinas e apresentações culturais. Filipe Pimentel, integrante do Programa de Educação Tutorial (Peti) Teatro da Uesb, em Jequié, compartilhou que o evento é uma oportunidade de trocar experiências e conhecer o trabalho de outros grupos de educação tutorial: “quando estamos na rotina diária do Peti ficamos focados em nossos projetos. Isso ajuda a entender o que fazem os outros grupos e sua disponibilidade para a sociedade”, explica.
Os grupos são um espaço onde os estudantes assumem o protagonismo de suas jornadas acadêmicas. Francisco André Lima, tutor do Programa, explica que seu papel nesse processo é de cuidado com esse protagonismo. “O Peti é um fortalecimento da formação desse estudante. O papel do tutor é cuidar da autonomia do discente, orientando os melhores caminhos para o desenvolvimento desses projetos”, explica Francisco
A cerimonia de abertura contou com a presença de representantes dos grupos PET da Uesb, Ifba e Ufba
O Pró-reitor de Graduação da Uesb, Reginaldo Pereira destacou a relevância dos grupos como instrumento de fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão. “Se articula o tripé universitário dentro dos grupos de educação tutorial. É um enriquecimento da formação universitária”, diz o pró-reitor.
A mesa de abertura do evento reuniu tutores e estudantes representantes dos grupos Peti da Uesb, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A palestra da noite foi conduzida pelo professor Geraldo Leão, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trazendo uma discussão sobre a temática do evento. “A participação coletiva é primordial. Aprendemos fazendo. Essa é a ideia de valorizar a participação como princípio educativo”, destaca o palestrante.
Para o reitor da Uesb, o professor Luís Otávio de Magalhães, o Ebapet reforça o compromisso da Universidade com uma formação que ultrapassa os limites da sala de aula. “A gente está em um momento de reforçar a importância desse protagonismo. Dessa intervenção consciente, através de mediações entre a Universidade e a sociedade. Um protagonismo não como indivíduo mas como classe: os estudantes assumindo a responsabilidade pelas ações da Universidade”, ressalta o reitor.