Acontece até o dia 6 de setembro o “1º Congresso de Pós-Graduação Stricto Sensu da Uesb”, em Vitória da Conquista. A ação tem como objetivo principal promover a discussão de pautas referentes à atualidade da pós-graduação, sendo um momento de avaliação e auto avaliação; e fomento à ciência, visando a diminuição das assimetrias regionais.
Para além disso, busca-se discutir o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) em seu contexto atual, bem como sobre as demandas dos estudantes da pós-graduação. As discussões foram iniciadas na Uesb, e a programação será finalizada na sexta-feira, dia 6, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), campus Anísio Teixeira. O congresso reúne professores, coordenadores e vice-coordenadores, discentes, além de gestores da pós-graduação a nível nacional.
O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação destaca a importância do investimento para o crescimento da área: “A gente tem feito um trabalho para dotar a Universidade de uma condição de fomentar as suas ações. O orçamento da Uesb preparado pela gestão é um orçamento que hoje enxerga a Pós-graduação e a pesquisa”. Para ele, o reconhecimento dessa importância precisa ser visto no orçamento das instituições para o investimento em pesquisa e em inovação.
O evento oportuniza a troca de experiências e saberes, permitindo, assim, a melhora de diversos aspectos envolvidos no desenvolvimento dos conhecimentos gerados pela área. Representando a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Julio César Piffero de Siqueira esteve presente no evento e destaca a importância da avaliação do status da Pós-Graduação no Sudoeste da Bahia: “É muito importante vir, conhecer, ter contato e tentar identificar as áreas que melhor podem ser trabalhadas e que a gente possa atuar por meio dos nossos programas estratégicos”.
Fabiana Moura, doutoranda da Uesb no município de Jequié destaca a importância do evento para a avaliação da força dos projetos desenvolvidos “percebemos os desafios e as potencialidades, além de perceber qual o impacto que nossas pesquisas têm levado para a sociedade de forma geral”, destaca.