Aconteceu nessa quinta, 22, na Uesb em Jequié, o 1º Encontro de Teorias da Dança. O evento é uma das ações do Projeto de Pesquisa, Triskelion: História da Dança, Sagrado Feminino e Poesia Cênica, coordenado pela professora Lauana Vilaronga. O objetivo do projeto é dialogar aspectos da história da dança e da criação em dança com o Sagrado Feminino, um movimento mundial de mulheres.
Para dialogar sobre o tema “Questões transversais ao Sagrado Feminino: gênero, feminismo e ancestralidade”, estiveram presentes os professores convidados Adriana Barbosa, Aroldo Fernandes, Edelse Gomes e Vânia Oliveira. “A ideia aqui é entender, a partir desse movimento do sagrado feminino, como ele tem se desenvolvido no mundo e aplicar esses conhecimentos na análise de trajetórias de mulheres na dança”, pontuou Vilaronga. Foi servido aos presentes chá, cafezinho e biscoitos.
Participam do grupo Triskelion, alunas da licenciatura em Dança, profissionais da dança e colaboradores da comunidade externa. A professora Adriana Barbosa falou sobre questões ligadas ao feminismo, o professor Aroldo Fernandes dialogou sobre Gênero, e a professora Edelse Gomes comentou sobre tópicos de ancestralidade.
A discente do oitavo semestre de Licenciatura em Dança da Uesb, Larissa de Oliveira, membro do grupo Triskelion, disse que este encontro é muito importante, porque discute muitas questões teóricas transversais, assim como também conhecer o outro como pessoa. “Estamos tentando saber como o sagrado da mulher está dentro da história da dança, das características que aparecem dentro da construção da dança”, defende a pesquisadora.