No próximo dia 24 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024. Nesta edição, o foco será nos cursos de licenciatura, aqueles destinados à formação de professores, e contemplará 17 áreas do conhecimento.
Na Uesb, 22 graduações serão avaliadas, abarcando cerca de 600 estudantes concluintes. Em Itapetinga, participam as licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química. Em Jequié, serão avaliados os cursos de Ciências Biológicas, Dança, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Teatro. Já em Vitória da Conquista, a lista contempla Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia.
Para os concluintes dos cursos que estão sendo avaliados no ano do Enade, a participação é obrigatória, influenciando na regularidade do aluno em seu histórico escolar e, consequentemente, em sua conclusão. A consulta do local de prova e do cartão de confirmação já estão disponíveis no site do Inep.
Novidade – A partir de 2025, o ciclo avaliativo dos cursos de licenciatura deixa de ser de três em três anos e passa a ser anual. Além disso, os concluintes desses cursos de formação de professor realizarão a prova teórica, no formato que será aplicado neste domingo, 24, bem como uma avaliação prática.
O objetivo é aprimorar o processo avaliativo, contribuindo para uma melhoria na formação docente. “Estamos na expectativa de que, de fato, essa avaliação externa possa contribuir para que a Universidade e, em particular, os cursos de licenciatura possam pensar os seus currículos e fazer uma autoavaliação e um replanejamento a partir dos dados fornecidos pelo Inep”, avalia a professora Flávia Caires, gerente acadêmica da Uesb.