Entre os dias 19 e 23 de julho, será realizado o 5º Congresso Internacional de Linguística Histórica (CILH), uma edição em homenagem às professoras Charlotte Marie Chambelland Galves e Mary Aizawa Kato. O evento é um espaço de discussão acadêmica em Filologia, Crítica Textual e Linguística Histórica.
Nesta edição on-line, serão ofertadas variadas atividades: comunicações livres ou em workshops, pôsteres virtuais, palestras e minicursos. Ao todo, serão seis eixos temáticos: “Crítica textual, edição de textos, humanidades digitais”; “Linguística teórica”; “Mudança linguística, contato e aquisição”; “Léxico”; “Sociolinguística, dialetologia e história social”; e “Historiografia linguística, literatura e cultura”.
Além disso, o Congresso contará com mesas-redondas, lançamento de livros e atividades culturais em sua programação. Para quem deseja participar como ouvinte ou em minicursos com vagas remanescentes, as inscrições podem ser feitas até 10 de julho. Para o lançamento de livros no evento, os autores interessados devem enviar as informações, preferencialmente, até 15 de junho. Todos os detalhes para inscrições e sobre a programação podem ser conferidos no site do evento.
Sobre o evento – O Congresso presta homenagem a pesquisadores importantes da área que dedicaram sua vida e história à pesquisa no âmbito da Linguística fundando, edificando e inovando conceitos, métodos e áreas. A iniciativa teve início em Salvador, em homenagem à professora Rosa Virgínia Mattos e Silva (2009). Em seguida, ocorreu em São Paulo, onde o professor Ataliba Teixeira de Castilho (2012) foi homenageado; em Santiago de Compostela, tendo como homenageados os professores Ramón Lorenzo e Antón Santamarina (2015); e, finalmente, em Lisboa, com homenagem ao professor Ivo Castro (2017).
Nesta quinta edição, o Congresso será realizado de forma on-line e está sendo organizado pela Uesb, por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Outras informações podem ser encontradas no site do evento ou pelo e-mail v_cilh@iel.unicamp.br.