Entre os dias 26 e 28 de novembro, acontece a 8ª edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié). Com o objetivo de reforçar a tradição de unir literatura e outras linguagens artísticas no sertão baiano, o evento reúne escritores, poetas, cineastas, músicos, atores e artistas do Brasil e do exterior, promovendo a cultura com um olhar identitário e internacional.
Nesta edição, a festa homenageia a escritora jequieense Maria Lúcia Martins, filósofa, poeta e psicanalista, que deixou uma vasta obra premiada, como “Conversas da Noite”, “A Condição de Pégaso” e “Lição da Samaúma”, este último selecionado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A programação traz nomes como do escritor Aleilton Fonseca, a escritora indígena Márcia Kambeba e autores negros como Jovina Souza, Nelson Maca e a jovem poeta Duda Santana, de 9 anos. Haverá lançamentos de livros no “Fala Escritor” e uma Feira do Livro. Na música, Sylvia Patricia e Jussara Silveira apresentam o show “Balada de um Vagabundo – A Música de Waly Salomão”. Liv Moraes presta homenagem ao pai, Dominguinhos, com o show “Canto para Dominguinhos”.
O teatro também estará presente com “A Travessia do Grão Profundo”, do Núcleo Caatinga da Cia Avatar, enquanto o Cine Felisquié exibirá filmes como “Revoada” e “Revolta dos Búzios”. A programação infantil inclui a Felisquiezinha, com bate-papo, oficinas e contação de histórias.
A 8ª Felisquié é promovida pela Uesb, Prefeitura Municipal de Jequié, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e Serviço Social do Comércio (Sesc), com o o apoio do Governo Federal. Para mais informações, acesse o perfil da Feira no Instagram ou o site do evento.