A ação foi focada em estudantes de escolas públicas da região
Nesta sexta-feira, 11, a Uesb realizou a 8ª edição da Feira das Profissões, no campus de Jequié. Destinado a estudantes do Ensino Médio, o evento teve como principal objetivo auxiliar os jovens na escolha de suas futuras carreiras acadêmicas, especialmente aqueles que se preparam para o Vestibular Uesb 2025 ou para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Feira, que já faz parte do calendário institucional da Universidade, focou especialmente nos alunos de escolas públicas, proporcionando uma oportunidade para que conhecessem a estrutura, os cursos e os projetos oferecidos. A programação incluiu oficinas práticas, apresentações de projetos acadêmicos, mostras de tecnologia, painéis de debate e atividades culturais, além de simulações profissionais.
Cerca de mil estudantes participaram da 8ª Feira das Profissões em Jequié
O pró-reitor de graduação da Uesb, professor Reginaldo Pereira, destacou o impacto positivo que o evento pode ter na decisão dos estudantes sobre suas futuras escolhas. “A Feira das Profissões é uma programação ímpar de abertura da Universidade para a comunidade. Os estudantes do Ensino Médio têm a oportunidade de explorar a Instituição, circular pelos espaços e entender melhor cada curso. Isso certamente influenciará sua decisão de fazer o Vestibular ou o Enem”, afirmou. O professor também celebrou o sucesso da Feira pelo número de inscritos: “temos quase mil estudantes registrados, muitos deles oriundos de escolas públicas, que são nosso foco, já que 50% das vagas nos processos seletivos são reservadas para esses alunos”.
Nos últimos anos, o Vestibular Uesb registrou um aumento no número de candidatos, especialmente após a implementação da isenção da taxa de inscrição a todos os estudantes de instituições públicas. “Percebemos uma ampliação significativa no número de inscritos. Estamos em processo de análise das isenções deste ano, mas o impacto é evidente. Esperamos que todos possam se preparar e ter sucesso na escolha do curso, seja no Vestibular ou no Enem”, disse Reginaldo.
Maria Luiza é estudante do 1º ano do Ensino Médio e já está de olho em seu futuro na Universidade
A estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Paulo Freire, Maria Luiza Hohlenweger, acredita que a Feira pode ser decisiva para sua escolha profissional. “A Feira pode me ajudar a ver em qual área eu me identifico mais e qual acho mais interessante”, contou. Quando perguntada sobre seu campo de interesse, Maria Luiza não hesitou: “me interessa mais a Biologia, porque eu gosto de mexer com animais, entender como eles funcionam e como se comportam na natureza”.
A jovem também enfatizou a relevância da iniciativa para os alunos: “acho muito importante, principalmente para o pessoal do terceiro ano, que já está batendo na porta da faculdade. É uma oportunidade para eles explorarem e encontrarem áreas em que se identificam”.
Importância para a Educação Pública – A professora Cássia Brandão, assessora acadêmica do campus de Jequié, ressaltou o papel fundamental da Feira em aproximar a Universidade dos estudantes das escolas públicas. “Esse é o momento em que os alunos podem conhecer os cursos que a Uesb oferece, além de entenderem as pesquisas e as extensões desenvolvidas aqui. Muitos não sabem que a Uesb é pública, gratuita e que oferece bolsas de permanência. É essencial que tenham acesso a essa informação”, explicou.
Sobre a organização do evento, Cássia destacou o protagonismo dos Colegiados de curso. “A preparação foi coordenada pela Copeve [Comissão Permanente de Vestibular] e pela Assessoria Acadêmica, mas o protagonismo é dos Colegiados, que, junto com seus professores, estudantes e projetos de extensão, se organizaram para socializar e compartilhar seus trabalhos com a comunidade”, ressaltou Cássia.
Com cerca de mil estudantes presentes e uma programação cheia de diversidade, a 8ª Feira das Profissões da Uesb reafirma seu compromisso de guiar e apoiar os jovens em um momento tão decisivo de suas vidas acadêmicas. Além disso, ofereceu uma visão ampla sobre as oportunidades e desafios do Ensino Superior.