Teve início na última terça, 4, e segue até esta quinta, 7, com cerca de 300 participantes, a 9ª Semana de Letras, do campus de Jequié, que nesta edição está abordando o tema “Letras.Com – Conhecimentos Interconectados”. A proposta do evento é pensar, refletir e discutir como as diversas áreas do conhecimento científico devem estabelecer diálogos produtivos que contribuam para a formação dos discentes de Letras, no contexto da demanda da era digital.
Na conferência de abertura, a professora Socorro Aparecida Cabral Pereira, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), discorreu sobre Cibercultura e Novas Educações. De acordo com a professora, com os recursos tecnológicos disponíveis na era digital, a educação pode ser trabalhada com texto, hipertexto, interação de alunos e professores, aprendizagem coletiva e o saber colaborativo.
Como desafios da Educação, ela aconselha trabalhar uma comunicação síncrona e assíncrona. A síncrona, acontece quando todos estão conectados ao mesmo tempo, seja no chat ou numa videoconferência. A assíncrona, é quando se usa as tecnologias e acessam os recursos digitais no seu tempo, como abrir um e-mail, o fórum de discussões, ou na consulta de um blog. No ambiente Moodle Uesb, por exemplo, muitos professores já utilizam essa plataforma interativa com os discentes da Universidade em fóruns de discussões, chats, wikis, textos e hipertextos com áudios e imagens. Na convergência de mídias, com as novas tecnologias, “temos um boom de comunidades virtuais de aprendizagem, novos coletivos que se formam com novos hábitos, valores, costumes e comportamentos”, lembrou a docente.
A professora Zilda Freitas, também vinculada ao DCHL, ressaltou a importância de abordar a temática. “Na era digital que estamos vivendo, de links, hyperlinks e cibercultura, é importante que os discentes da graduação em Letras também tenham essa alfabetização digital”, frisou a docente.
Na conferência desta quinta, a convidada foi a professora Claudia Viven Carvalho Soares, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Deel), com o tema “Tecnologias digitais, educação e letramentos”. Com relação ao uso da tecnologia, a professora disse que pode ser usada como ferramenta, como recurso didático e, também, como um estruturante de um novo pensar e fazer. “Como uma forma diferenciada de pensar a mensagem e de forma colaborativa”, o que pesquisadores em Ciência de Informação e Comunicação como Pierry Lévy, denomina de inteligência coletiva.
A conclusão que se observa ao fim dos três dias da 9ª Semana de Letras é que é possível reunir todos os recursos disponíveis em sala de aula para o processo ensino-aprendizagem. Agora, a era digital, com novas plataformas e redes sociais, apresenta uma realidade voltada para a comunicação horizontal, ora o professor, ora o aluno, tanto em comunidades de aprendizagem virtuais quanto presenciais.