Com o tema “O São João: suas múltiplas faces”, uma roda de conversa foi realizada, na tarde desse sábado, 16, no Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira, em Vitória da Conquista, promovida pelo do Grupo de Pesquisa História e Memória das Políticas Educacionais e Trajetória Sociogeracionais.
A atividade teve início com a exibição do documentário “Dominguinhos canta e conta Gonzaga”, seguido da abertura da roda de debates, na qual foram contadas um pouco da história do São João e das suas tradições. “Que remontam inclusive à própria antiguidade histórica, que veio do sincretismo com a Igreja Católica e toda uma influência e importância para cidades como Vitória da Conquista que, tradicionalmente, sempre teve no São João uma das suas principais festas, seus principais festejos. Provocaremos um pouco o público no sentido de contarem suas lembranças acerca do próprio São João que vivenciou, que conhece”, destacou Daniela Moura Rocha, colaboradora do Museu e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa.
Segundo Rocha, essas lembranças dos participantes também estão ligadas às múltiplas faces do São João. “Às influências que o São João vem sofrendo ao longo do tempo. Hoje em dia o São João tem uma configuração completamente diferente da nossa própria infância, da infância dos nossos pais, dos nossos avós e estaremos discutindo um pouco toda essa transformação”, ressaltou.
Coordenadora do Museu, a professora Lívia Diana falou sobre as ações que são promovidas no espaço. “O Museu Pedagógico é um projeto de ensino, pesquisa e extensão, ele desenvolve atividades também na Uesb, no Centro de Documentação Albertina Lima Vasconcelos. Temos atividades de grupos de pesquisa que se reúnem aqui, temos, ao mesmo tempo, exposições que são resultado dos trabalhos dos grupos, que a gente abre ao público, principalmente, o público escolar”, salientou.
A roda de conversa integra o projeto “Porque hoje é sábado!”, que abre as portas do Museu aos sábados para realização de diferentes ações. “Um dos pontos centrais do Museu no sábado é o atendimento à comunidade. Tivemos aqui cerca de 360 crianças durante várias semanas porque criamos uma hashtag #NaCarverna, que é um projeto onde as crianças visitam a Caverna de Platão, a partir das relações moderna. Começamos a perceber que havia uma demanda muito grande, uma solicitação de abertura no sábado”, explicou.
Origem das tradições juninas – A pesquisadora Daniela Rocha também explicou um pouco da origem desse festejo: “É uma tradição que vem dos festejos dos ciclos de agricultura da Antiguidade, quando a Igreja [Católica] se torna hegemônica. A partir do período Medieval, ela não consegue acabar com aquilo que ela considerava como cultos pagãos, que aconteciam no mês de junho, o ciclo fértil, então ela sacraliza. Consegue trazer para o seu seio uma tradição que já vinha de forma milenar entre as populações, não só na Europa, mas na América. As nossa comunidades indígenas também festejavam os ciclos de agricultura com comidas, por isso as comidas típicas”.
Para saber mais sobre as atividades do Museu Pedagógico, entre em contato por meio do telefone (77) 3421-3894 ou pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br. O Museu está localizado na Praça Sá Barreto, bairro Alto Maron.