O Ciclo é promovido pelo Programa de Práticas Psicológicas (Proppsi)
Já imaginou os jogos como aliados no processo de enfrentamento do bullying? Essa associação foi feita por estudantes do curso de Psicologia junto à Escola Municipal Juiz Dr. Antônio Helder Thomaz, localizada no bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista, e integra uma série de intervenções apresentadas no 3º Ciclo de Psicologia Escolar e Educacional.
Chamado de role-play, o experimento consiste na criação de um jogo de interpretação, no qual os estudantes da Escola se tornam sujeitos de uma história criada. Na narrativa, o personagem principal sofre bullying, uma realidade comum no ambiente escolar. A partir daí, os estudantes devem tomar decisões e movimentar o enredo daquela história.
Estudante de Psicologia na Uesb, Jussara Caldas foi uma das responsáveis por essa intervenção. Segundo ela, a adesão entre os alunos e a capacidade desenvolvida por eles em se colocar no lugar do outro foram notáveis no processo. “Eles faziam parte de um perfil na escola que gerava algumas preocupações para a coordenação. [Com a intervenção], a gente notou que eles foram muito empáticos, participativos, que acreditavam que precisava existir uma conexão entre a família e a escola e uma atenção psicoterápica para as pessoas que sofrem esse tipo de violência”, relatou Caldas.
A abertura do evento com a professora Carmen Virgínia Moraes
Contribuição social – O Círculo chega a sua terceira edição aliando a atuação prática dos estudantes do curso de Psicologia da Universidade com ações de pesquisa e extensão na comunidade. Segundo a professora Carmen Virgínia Moraes, coordenadora do evento, a ausência de psicólogos na rede pública de educação da cidade é algo que demanda grandes intervenções psicológicas nesses espaços. “A Psicologia tem contribuído, sobretudo, para a promoção de saúde nas escolas. Essas intervenções têm os focos mais variados, como sexualidade, violência, diferença de gêneros, além de um trabalho profissional para turmas do 9º ano”, explicou.
Outro aspecto revelado pelas intervenções foi o fator histórico associado aos processos psicológicos. Hortência Pereira, estudante de Psicologia, realizou uma pesquisa junto à Escola Municipal Bem-Querer, instalada no campus da Uesb, em Vitória da Conquista. “Segundo Vygotsky, todos os processos psicológicos são constituídos na categoria historicidade. Assim, existe uma valorização desse processo histórico, ao tempo que, a partir desse processo, a gente consegue acessar o subjetivo e entender as relações sociais que são constituídas na escola”, explicou.
O 3º Círculo de Psicologia Escolar e Educacional é organizado pelo Programa de Práticas Psicológicas (Proppsi) e segue com mais dois encontros, que serão promovidos nos dias 19 de setembro e 3 de outubro. Os próximos momentos trarão pesquisas sobre o perfil da atuação de psicólogos em escolas de Vitória da Conquista e estudos sobre Educação Inclusiva.