“O maior número de alunos oriundos de um estado fora de Sergipe é da Bahia e de Vitória da Conquista” foi o que pontuou a professora Sônia de Souza Mendonça, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante a abertura do “GeoSimpósio Uesb/UFS – Parceria e produção geográfica”, realizada nesta segunda, 18. O momento marcou a formalização de uma parceria que vem sendo realizada há mais de 15 anos entre as duas Universidades.
Durante esse período, muitos alunos da Uesb fizeram pós-graduação stricto-sensu ou cursaram disciplinas nos programas da UFS. De acordo com a professora, a assinatura do convênio vai além da quantidade de alunos que realizam atividades na UFS, pois a ação também contribui para a ampliação das produções acadêmicas nas duas instituições.
Segundo a docente, a partir de agora, o número de produções científicas, como publicação em capítulos de livro, artigos científicos, realização de eventos, e outros, realizadas conjuntamente, poderá ser ampliado, fortalecendo assim os programas de pós-graduação das duas Universidades. “Com a assinatura, cresce o número de produção bibliográfica, de pesquisas, organização de documentários, participação em bancas, ou professores ministrando disciplinas nas Universidades. Com isso, colabora também para a captação de recursos”, complementa.
Durante o Simpósio, que se estende até o próximo dia 20, quarta, os participantes poderão compartilhar os trabalhos construídos ao longo dos anos e que contribuem com a Geografia. “Essa relação de comprometimento com a nossa formação já cresceu muito. Teremos aqui no Simpósio a oportunidade de apresentar para a comunidade acadêmica muitas dessas produções científicas”, comentou a professora Ana Emília de Quadros, coordenadora do evento.
Assim, conhecimentos geográficos nas áreas ambientais, dinâmica territorial e regional, cultural e espaço agrário estão sendo divulgados durante o evento por meio de mesas-redondas e cursos de aprofundamentos teóricos em Geografia. A Programação completa pode ser acessada aqui.