Conviver diretamente com questões sociais relevantes para formação profissional e acadêmica é um dos principais objetivos da atuação de estudantes de graduação em ações de extensão dentro da Uesb. Com 188 projetos e programas cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), a Uesb busca incentivar essa participação e ampliar as oportunidades de formação nos três campi.
Sempre coordenado por servidores da Universidade (docentes e técnicos), os projetos contam com a participação de estudantes por meio de duas modalidades: bolsistas e voluntários. Para seleção de bolsas, a Proex publica, anualmente, um Edital com vagas para todos os projetos cadastros com bolsa. Contudo, ao longo do ano, é possível que outros editais sejam divulgados pontualmente para preenchimento de bolsas remanescentes. Atualmente, a Universidade dispõe de quase 100 bolsas de extensão.
Já para a participação como voluntário, a inclusão pode ser feita, em qualquer momento do ano, por meio de solicitação do coordenador do projeto ou programa junto à Proex, atendendo à Norma Interna.
Atuação extensiva – Entre esses bolsistas, está Kaike Lacerda, estudante de Agronomia, no campus de Vitória da Conquista. Com quase um ano de atuação no Programa de Apoio à Caprinovinocultura do Sudoeste da Bahia (Procriar), o discente começou como voluntário e, hoje, atua como bolsista. “O Procriar teve uma grande relevância para o aprimoramento dos meus conhecimentos na área de Agronomia, o que me possibilitou colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula, servindo ainda de base para o desenvolvimento de habilidades práticas do dia a dia”, avaliou.
Entre as atividades desenvolvidas no projeto, Lacerda destaca, por exemplo, a execução de ações de transferência tecnológica e disponibilização de serviços essenciais junto ao Setor de Caprino-Ovinocultura da Universidade, como orientação aos produtores rurais, apoio em leilões de caprinos, inspeções de rebanhos e instalações, entre outras.
Proximidade social – Por meio das ações de extensão, é possível destacar ainda a possibilidade de estreitar os laços entre a Uesb e a comunidade, sobretudo, com populações vulneráveis. Assim, a Universidade cumpre seu papel enquanto Instituição de Ensino Superior pública e de qualidade.
“Ao disponibilizar o conhecimento construído pelo corpo acadêmico à sociedade, por intermédio da extensão, a Universidade possibilita a troca e a aplicação de conhecimentos e experiências entre professores, alunos e população, reduzindo os hiatos entre o saber produzido no ambiente acadêmico e o saber produzido pela comunidade”, concluiu a professora Gleide Pinheiro, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade.