A vivência universitária vai muito além da sala de aula. Quem não se imaginou participando de viagens, eventos acadêmicos, intercâmbios, entre outros? Na Uesb, o estudante pode ter acesso a uma ajuda de custo para participação ou realização de eventos, por meio de Edital.
Promovido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), o Edital é lançado mensalmente e destinado aos estudantes de graduação de qualquer curso da Universidade. Até o momento, mais de 400 solicitações de ajuda de custo já foram atendidas pela Uesb.
Maisa Melo, coordenadora de Assuntos da Juventude, pontua que esse apoio oportuniza a participação dos estudantes em eventos de todo o Brasil. “A participação influencia no currículo profissional dos alunos, além disso, pontua para o currículo Lattes, tanto dos discentes quanto dos docentes que têm trabalhos científicos aprovados nos diversos anais de eventos”, diz.
Como funciona – Até o dia 10 de cada mês, o estudante pode fazer inscrição pelo Edital, lançado no site da Uesb. Ele contempla financiamento tanto para eventos internos (promovidos pelas entidades estudantis no campus) quanto para participação em eventos externos à Instituição, que podem ser científico, técnico-científico, cultural, artístico e sócio-político.
Os tipos de apoio são oferecidos em diferentes linhas, como apresentação de trabalho ou para participação em eventos esportivos, culturais ou atividades complementares, curso de verão e de férias, estágio, projeto de extensão, entre outros. As solicitações podem ser feitas por entidades estudantis, para eventos internos, ou pelo próprio estudante no caso de eventos externos.
Ao solicitar a ajuda de custo para evento externo, o estudante poderá ser contemplado com passagem terrestre, locação de veículo, auxílio de hospedagem e alimentação. Já para a realização de eventos internos, a ajuda de custo poderá ser de hospedagem e alimentação para palestrantes.
O aluno deverá se informar, no Edital, de cada regra estabelecida pelo tipo de apoio. Além disso, independente da linha, é preciso prestar contas dos apoios já recebidos para participar do Edital subsequente.
Vivendo experiências – Ludmila Mota e Erick David Silva são estudantes da Uesb, dos cursos de História e Zootecnia, respectivamente. Ambos já receberam apoio para participação em eventos fora do estado, na modalidade de apresentação de trabalho.
Por três vezes, Ludmila experienciou a vivência acadêmica com ajuda de custo para passagem, alimentação e hospedagem. A aluna participou de eventos em cidades da Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro, em 2023 e 2024. De acordo com a discente, com essa participação, ela pode obter uma formação complementar de qualidade e inclusiva, principalmente para os alunos de baixa renda. “São nesses espaços formativos que aprimoramos nossas pesquisas, devido colaborações de especialistas, desenvolvemos habilidades de comunicação e aumentamos nossos repertórios socioculturais”, explica a discente.
Já Erick apresentou trabalho científico na cidade de Chapecó, em Santa Catarina, em maio deste ano, recebendo apoio de passagens de ônibus para ida e volta, hospedagem e alimentação. Na oportunidade, pode apresentar uma pesquisa focada em equinos, área que pretende atuar. “Foi através dessa vivência e com conhecimento adquirido em outra raça de cavalos, no caso o crioulos, tive a certeza que o universo de equinos é amplo e isso me forneceu mais interesse em buscar cursar mestrado nessa área”, conta o aluno.