Alex ministra uma das aulas-oficina propostas em sua dissertação
A Uesb segue sendo destaque em premiações nacionais. Desta vez, a pesquisa de um aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de História (ProfHistória) ficou em terceiro lugar no “Prêmio Profhistória de melhor dissertação – turma 2022”. Com o tema “O romance Torto Arado na sala de aula: aprendizagem histórica e relações étnico-raciais”, a dissertação concorreu com trabalhos de instituições associadas ao ProfHistória em todo o país.
O trabalho foi produzido por Alex Costa, professor de História e aluno do Programa através da Uesb. A pesquisa investigou como o romance Torto Arado pode ser utilizado, em turmas do Ensino Médio, para debater a trajetória da população negra na formação da sociedade brasileira. “O principal objetivo era pensar em sob quais aspectos uma obra literária […] comporta uma narrativa histórica passível de tornar viável a aprendizagem dos nossos estudantes acerca de temas tão sensíveis como a escravidão, resistência e racismo” explica Alex.
A dissertação ainda inclui a proposta de aulas-oficina como produto pedagógico, e estas chegaram a ser aplicadas em uma turma de Ensino Médio. A proposta era buscar, “através do uso de uma diversidade de fontes históricas que giravam em torno de Torto arado, produzir um balanço entre presente e passado que pudesse exercitar, junto aos nossos estudantes, competências do pensamento histórico”, completa o professor.
A professora Cristina Pina foi a orientadora da dissertação. Para ela, um dos grandes méritos que levou o trabalho a ser premiado é o fato de que a pesquisa “demonstrou o quanto o ensino e aprendizagem da história deve ter sentido para a vida”. Além disso, “tratar as relações étnico raciais com base no romance Torto Arado significa problematizar passado e presente, com força capaz de mobilizar os jovens na sua vida cotidiana”, completa Cristina.
Alex e Cristina, sua orientadora no Mestrado
A premiação é um reconhecimento tanto do trabalho do aluno quanto da qualidade da pesquisa na universidade. Para Alex, o prêmio serve como uma validação de sua prática em sala de aula, demonstrando a relevância da pesquisa para o ensino. “Essa foi a primeira sensação que tive quando soube da premiação: em alguma medida, as escolhas que tenho feito para as minhas aulas, têm sido acertadas”, comemora.
Para Cristina, o reconhecimento ainda eleva o patamar da instituição. “A Uesb, o curso de História e o ProfHistória se fortalecem no seu compromisso com a formação inicial e continuada de professores de História”, destaca. A professora complementa que a premiação é um reforço à importância da pauta e “também significa reconhecer o tema das relações étnico raciais como central para a educação básica”.
Sobre a premiação – O Prêmio ProfHistória é um incentivo e um reconhecimento do Programa de Pós-graduação em Ensino de História às melhores dissertações desenvolvidas pelos mestrandos em cada turma do programa nacional. O objetivo é reconhecer pesquisas de excelência acadêmica e forte impacto social.