Como forma de auxiliar profissionais da Educação Básica, bem como abrir discussões em torno de questões relativas à violência no ambiente escolar, discentes do curso de Ciências Sociais da Uesb, campus de Vitória da Conquista, produziram seis cadernos didático-pedagógicos. O material é fruto da disciplina “Violência na escola”, com supervisão do professor José Miranda, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH).
A partir de uma temática, cada equipe escolheu uma obra audiovisual, explicou o conceito de violência inserido nela e criou possibilidades de atividades de intervenção para serem realizadas em salas de aula da Educação Básica. Todo material está disponível para acesso gratuito.
Os cadernos produzidos foram: “Intolerância religiosa“, a partir do documentário “Cárcere dos deuses”; “Diversidade sexual“, sob a ótica do filme “Garota dinamarquesa”; “Violência de gênero“, a partir do longa-metragem “Preciosa”; “Transfobia na escola“, com a produção audiovisual “Alice Junior”; “Representação da prática de violência na escola“, dentro da obra “Extraordinário”; e “Racismo na escola“, a partir do filme “Escritores da liberdade”.
Os interessados podem acessar todo o conteúdo nos links disponibilizados acima ou, ainda, pelo Instagram do Centro Acadêmico do curso de Ciências Sociais (Cacs).