Tradição entre os cursos de Ciências Econômicas da Bahia, o Prêmio de Monografia Economista Jairo Simões seleciona, a cada ano, os trabalhos de conclusão de curso que mais se destacam no estado. O concurso é promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) – 5ª Região/BA e, na edição de 2021, premiou dois egressos da Uesb: Lucas Gonçalves Souto, em terceiro lugar, e Godson Santos Castro, na quinta colocação.
Com o tema “Aglomeração e polarização econômica do setor de serviços no Estado da Bahia” e a orientação do professor Rondinaldo Silva das Almas, Lucas Gonçalves Souto analisou como as características do setor contribuem para a polarização econômica nos municípios baianos. Ele lembra os desafios da escolha do tema e do processo de construção ao longo da escrita da monografia. “A escolha do tema da monografia envolveu os assuntos que mais me chamavam a atenção durante a graduação, entre eles a economia regional e o setor de serviços. Assim, com a sugestão do meu orientador, decidi alinhar os assuntos e tratar da aglomeração e polarização econômica do setor de serviços no estado da Bahia. Para tanto, utilizei como método uma técnica estatística. A leitura de artigos, textos e monografias sobre o assunto me ajudaram a entender melhor sobre como trataria o assunto e para me dar um norte de onde começar”, relata.
Lucas conta que, durante a graduação, a monografia é algo que assusta bastante pela qualidade exigida e por ser um critério para conclusão do curso, mas afirma que o esforço valeu a pena. “Na escolha do tema e início da pesquisa, tive um pouco de dificuldade e apreensão sobre como iniciar e, por isso, fiquei muito feliz com a premiação. O reconhecimento foi bastante gratificante. Foi um processo que exigiu tempo e dedicação, mas que, no final, trouxe recompensas”, avalia.
Godson Santos Castro, no 22º Encontro Nacional de Economia Política, em Campinas (SP), apresentando trabalho com o mesmo tema da monografia premiada
Já Godson Santos Castro defendeu a monografia com o tema “Criptomoedas: um estudo à luz do pensamento econômico monetário” e a orientação do professor Gildásio Santana Júnior. Ele diz ter ficado muito feliz e honrado com a premiação. “A construção da monografia foi um grande desafio, já que a discussão das criptomoedas era algo relativamente novo no campo da economia. A maior parte do material sobre esse tema estava em outra língua ou em outros campos de estudo, como no Direito e na Computação. Foi uma surpresa ter recebido o prêmio, já que, por eu ter escolhido um tema tão novo e que envolve muitos conhecimentos de outras áreas de estudo, eu achava que seria difícil se destacar como uma pesquisa de Economia. Esse prêmio foi um coroamento do trabalho e fico muito contente por ter esse reconhecimento”, conclui.
Sobre a premiação – Anualmente, desde 2005, o Corecon-BA premia as melhores monografias de estudantes de Economia por meio do Prêmio de Monografia Economista Jairo Simões. A seleção é feita a partir dos trabalhos inscritos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) da Bahia.
O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pela investigação científica e valorizar os melhores trabalhos produzidos. O certame é uma etapa classificatória para participação no Prêmio Brasil de Economia, promovido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). Tendo em vista o cenário de pandemia, a entrega dos prêmios ocorrerá em evento virtual, durante as comemorações da Semana do Economista, no mês de agosto.