As normas para a concessão de auxílios do Programa de Assistência Estudantil (Prae) na Uesb foram reformuladas. De acordo com a Assessoria de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas (Aapa), a partir de agora, o processo seletivo acontecerá por meio de editais, buscando assegurar a transparência e informar toda a comunidade acadêmica sobre a seleção. A medida tem o intuito também de desburocratizar e tornar menos excludentes os critérios para manutenção dos auxílios.
Outra novidade é a ampliação dos valores das bolsas com um reajuste. Além disso, a Assessoria apresenta o novo auxílio permanência da Uesb, voltado para cotistas quilombolas e indígenas. Com o nome de “Ação de Acolhimento”, a proposta foi sugerida por representantes de movimentos sociais e acatada pela Instituição durante a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
O novo auxílio é concedido aos discentes indígenas ou quilombolas recém-matriculados no curso, em uma única parcela no primeiro mês de graduação. O recebimento será feito a partir da apresentação de sua comprovação de matrícula na condição de aluno matriculado pelo sistema de cotas adicionais, e o formulário de solicitação pode ser acessado aqui.
Seleção de bolsas do Prae 2020 – Por meio do Edital 009/2020, a Uesb convoca os discentes habilitados ao Programa de Permanência Estudantil, que tenham interesse em participar da seleção de concessão de bolsas oferecidas pelo Prae e que atendam às Normas de Concessão da Portaria 0033/2020. São ofertadas as modalidades: Auxílio Permanência, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte Urbano e Auxílio Transporte Intermunicipal.
Os interessados deverão realizar as inscrições até 7 de fevereiro, na Coordenação de Acessibilidade, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa) do campus onde estuda, munidos da relação de documentos solicitados no Edital, e preencher um formulário de inscrição. É importante se atentar que um dos critérios de seleção para se candidatar é possuir renda familiar per capita maior que meio e menor ou igual a um salário mínimo, e não ser bolsista do Programa Mais Futuro do Governo do Estado.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Coapa pelos telefones (77) 3261-8664, em Itapetinga; (73) 3528-9716, em Jequié; ou (77) 3424-8657, em Vitória da Conquista.