Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), diversas ações foram construídas com o objetivo de organizar a vida acadêmica para esse período atípico. Dentre essas iniciativas, está a criação do Plano Emergencial de Inclusão Digital Discente e Acessibilidade, que tem a proposta de possibilitar aos estudantes da Uesb, em situação de vulnerabilidade econômica, a participação nas atividades de ensino por meio das tecnologias digitais.
Nesse sentido, os discentes podem ter acesso a Editais de Auxílio para Inclusão Digital, nos quais são concedidos equipamentos de notebook e netbook, valor mensal para acesso à serviço de internet e para auxílio de transporte para ter acesso à internet, caso a localidade onde o estudante resida não tenha rede de internet disponível.
Os projetos são destinados a alunos, regularmente, matriculados na Universidade e que comprovem renda familiar per capita de até um salário mínimo. De acordo com a professora Selma Matos, assessora de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas (Aapa) da Universidade, são mais de 1.600 alunos beneficiados com esses recursos, possibilitando a permanência no Ensino Superior, sobretudo, durante o Ensino Remoto Emergencial.
“Estamos assistindo os discentes em situação de maior vulnerabilidade, tanto socioeconômica como psicossocial, sempre em diálogo com as representações estudantis, avaliando os impactos do ERE, dialogando e orientando docentes e colegiados sobre as formas de apoio aos alunos”, pontuou Matos.
Iraci Rosa da Silva, estudante do 10º semestre de Agronomia, participou do primeiro Edital de Auxílio para Inclusão Digital, recebendo um equipamento de notebook. Desde o mês de novembro de 2020, a aluna também recebe a bolsa auxílio para acesso à internet. De família com baixa renda, sendo o curso em período integral, Silva relata que “seria prejudicada na participação das aulas, nas atividades assíncronas, assim como nas outras atividades que foram realizadas. No ensino remoto, a gente depende de um computador e da internet, são nossas principais ferramentas para o estudo”, comentou.
Outros auxílios – Para acessibilidade, a Assessoria de Acesso, Permanência Estudantil e Ações Afirmativas (Aapa) oferece também bolsas de monitoria de ensino para o apoio ao uso das tecnologias digitais para alunos com deficiência. Em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), também são ofertas as bolsas de monitoria para que os alunos veteranos possam auxiliar os alunos ingressantes no uso das tecnologias digitais durante as atividades acadêmicas.
Outro auxílio disponível para os estudantes é a bolsa do Programa Mais Futuro. Por meio dele, é possível receber auxílio permanência (Perfil Básico e Perfil Moradia). Ao concluir 66,66% do curso, o estudante poderá migrar, dentro do Programa, para o Perfil Estágio. No campus de Vitória da Conquista, a Permanência Estudantil conta com a Residência Universitária e, durante este período, os alunos residentes do espaço receberam cestas básicas.
Todos os detalhes a respeito das ações acima podem ser esclarecidas junto à Aapa pelo e-mail aapa@uesb.edu.br ou pelo WhatsApp do setor: (77) 3424-8699. Já sobre a bolsa de monitoria, o contato deve ser feito com a Prograd, pelo e-mail prograd@uesb.edu.br.
Auxílio para a Pós-Graduação – Os alunos dos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), são contemplados com bolsas do Programa Emergencial de Auxílio à Conectividade. A iniciativa tem a proposta de fornecer acesso à internet e equipamentos necessários para a realização das atividades acadêmicas do ERE, no âmbito da pós-graduação.
Além desse benefício, os estudantes vinculados aos Programas de Pós-Graduação da Uesb também podem concorrer a um auxílio para realização de coleta de dado e para participação em evento científico. Nesses casos, os pré-requisitos estão relacionados ao desempenho acadêmico do estudante e a relevância do trabalho ou coleta de dados para o Programa. As dúvidas a respeito desses auxílios podem ser esclarecidas junto à Gerência de Pós-Graduação, pelo e-mail: ppg.posgraduacao@uesb.edu.br.
Todos as seleções já divulgadas, bem como as próximas oportunidades podem ser acessadas na página de Editais do site do Ensino Remoto Emergencial, onde é possível obter, ainda, outras informações.