Pensar nas relações entre o Cinema e a História, por meio da pesquisa e do ensino. Com essa perspectiva, serão realizadas, no mês de novembro, atividades on-line vinculadas ao Departamento de História da Uesb (DH), em uma parceria com o curso de Extensão “Humanidades digitais: a pesquisa em História a partir de fontes eletrônicas” da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
As ações terão início com a palestra “Prática do cinema como pesquisa”, no dia 5 de novembro. A partir das 19 horas, a atividade será conduzida pelo mestrando em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP), Felipe da Silva Borges. Já em 12 de novembro, no mesmo horário, o tema discutido será “África e cinema: fontes para pesquisa e ensino”. Dessa vez, o palestrante será o professor do DH, Jorgeval Andrade Borges.
Os encontros são organizados pelo Laboratório de Estudos Documentação Inquisitorial e Sociedade de Antigo Regime, pelo Centro de Referência e Documentação em História e pelos projetos “Antigo Regime em Debate”, “Leituras da História do Brasil Colônia” e “Cinema e História”.
As atividades acontecerão por meio da plataforma Google Meet e, para participar, os interessados deverão enviar uma solicitação para o e-mail antigo.regime.dhuesb@gmail.com.