Há treze anos, Rafael Martins Ribeiro, ingressava na Uesb como estudante do curso de licenciatura em Pedagogia. Como de costume, o então estudante, foi recepcionado pela Universidade com a programação da Semana de Integração. Hoje, como professor da Instituição, Ribeiro, juntamente com Coordenação de Acessibilidade, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa), Coordenação de Extensão, Esporte e Cultura (Ceec), Assessor da Reitoria e os coordenadores dos colegiados receberam os novos alunos, dando início à Semana de Integração, nessa quarta-feira, 22, no campus de Itapetinga.
De acordo com o professor, entrar em uma universidade para muitos estudantes é um sonho que está sendo realizado. Em contrapartida, isso pode ser amedrontador para alguns. Por isso, buscou estimular os estudantes recém-chegados a pensarem sobre o universo acadêmico e suas possibilidades por meio de um bate-papo descontraído.
“Trazer essa discussão para o momento da integração, de alguma forma, faz com que esses novos estudantes se conheçam e questionem suas expectativas em relação à universidade e dá condições para que nós, professores, alunos e servidores mostremos para eles o que é a universidade, a partir do olhar de quem já está inserido nesse universo, para que eles tenham uma compreensão melhor e possam até tranquilizarem-se”, explicou Ribeiro.
Um dos compromissos da Universidade é proporcionar um ambiente acadêmico acessível e uma permanência confortável para seus estudantes. Nesse sentido, Tatyana Aquino, coordenadora da Coapa aproveitou a oportunidade para, além de acolher os estudantes, inteirá-los sobre o funcionamento do setor.
“Ao chegar à universidade o estudante fica um pouco perdido, porque não conhece os espaços e, de fato, chegam tímidos. O nosso papel é acolhê-los carinhosamente para que se sintam à vontade. Então, a gente faz a apresentação do nosso trabalho e fala um pouco sobre a assessoria a qual estamos vinculados. E, além disso, a gente busca proporcionar momentos de interação, dinâmicas que eles possam participar para que se descontraiam”, destacou Aquino.
A programação da Semana de Integração teve continuidade nessa quinta, 23, com uma gincana cultural e esportiva, que envolveu atividades de conhecimentos gerais, artísticas, esportivas e competitivas e visou a integração entre servidores, alunos antigos e novos. Durante a realização das provas houve premiações para as equipes vencedoras e sorteios de brindes.
Luciano Lima, coordenador da Ceec, explicou que para “integrar e dar as boas-vindas aos novos estudantes da Instituição é preciso promover atividades que, de fato, permita essa sensação de que estão sendo integrados e recepcionados. Então a programação foi pensada para realizar essa ação de integração coletiva”, ressaltou Lima.
Stefanie Caires Fonseca, ingressante do curso de Pedagogia, aprovou a organização das atividades. “Gostei da recepção que estamos tendo. Ontem tivemos a palestra e está tendo a gincana hoje, que nos permite interagir com as outras pessoas, porque, às vezes, a gente acha que não vai ter interação. Até agora eu estou gostando muito do que está acontecendo na nossa recepção”, comentou Fonseca.
Dimas Oliveira, assessor da reitoria, acrescentou que a intenção com esse tipo de atividade é integrar, incluir e trazer o aluno para o ambiente acadêmico da melhor forma possível. “É obvio que é um momento de expectativas, dúvidas, receios e a gente tenta, na medida do possível, dirimir esse tipo de ansiedade”, pontuou Oliveira.
As atividades da Semana de Integração serão encerradas na noite dessa quinta-feira com um jogo de caça ao tesouro, que tem o objetivo de apresentar os setores da Universidade de forma lúdica e com um momento cultural para interação entre os alunos.