Marcando o início das atividades da terceira turma do Mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Geografia realizou, nessa terça, 10, a Aula Magna “Visões e Métodos na Geografia”. Com auditório cheio, o responsável por conduzir o encontro foi o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Wendel Henrique Baumgartner.
Estudioso do desenvolvimento do ensino superior em pequenas e médias cidades, o professor destacou a relevância de uma pós-graduação voltada para a Geografia no interior do Estado. Para ele, o tema da Aula Magna reflete uma característica própria da área – a multiplicidade de olhares – e envolve também o pesquisador, pois as visões de mundo impactam diretamente na escolha pelos métodos de pesquisa. “Quando o sujeito passa de consumidor e reprodutor de conhecimento a produtor na pós-graduação, é necessário um autoexame de como se enxerga as possibilidades na interpretação do mundo, que é fundamental para a Geografia”, relaciona.
Nesse sentido, as múltiplas visões podem ser ilustradas pela interdisciplinaridade, que está presente no Mestrado. É o que destaca o coordenador, professor Mário Rubem Costa, ampliando a visão para a expectativa de crescimento do Programa. “Nós temos o primeiro curso de Pós-Graduação em Geografia, nível de Mestrado, no interior da Bahia. Em termos de inserção regional isso é extremamente importante, não só para a área de Geografia, já que ela é interdisciplinar e adota profissionais de várias áreas”, reflete.
A primeira turma do Mestrado em Geografia forma neste ano.