Acontece nesta quarta, 27, a programação do Carnaval da Biblioteca Jorge Amado (BJA), campus de Jequié. O evento, idealizado e realizado pela coordenação da Biblioteca, promoveu durante todo o dia apresentações artístico-musicais, exposições de obras relacionadas à temática e uma exposição em painéis com a linha do tempo ilustrativa, contando a evolução do Carnaval da antiguidade aos tempos atuais, além de distribuição de brindes e informativos.
A ação está em consonância com a visão da bibliotecária Rafaela Cânscio, que busca transformar a BJA em um espaço cultural aberto a várias possibilidades. “É importante esse movimento, com ações culturais, para que os usuários desenvolvam outras habilidades, tenham outras vontades, utilizem a leitura de forma dinâmica e que eles possam também participar e se envolver em eventos que a gente venha a fazer aqui”, disse.
A servidora Emanuelle Almeida, coordenadora dos Serviços Gerais no campus, aprovou a iniciativa. “Eu parabenizo a Instituição e a coordenação pela iniciativa, porque é uma forma de trazer a comunidade para dentro da Universidade, valorizando os eventos culturais, sobretudo na perspectiva de resgate literário, resgate de história, resgate cultural. Eu acho que isso é bastante válido e sinceramente eu fiquei muito feliz ao ver a Uesb toda enfeitada como está hoje”, frisou Almeida.
A acadêmica do Mestrado Profissional em Química, Tamires Novaes, gostou do evento. “Eu acho a iniciativa maravilhosa porque às vezes as pessoas não sabem o que significa o carnaval e aí participam por participar. Quando você tem um conhecimento, é melhor para você saber do que está participando de fato”, declarou Novaes.
O encerramento do Carnaval da Biblioteca Jorge Amado conta com o ensaio do Bloco Santa Alegria.