A construção de conhecimento científico tem sido uma das ações realizadas pela Uesb como forma de contribuir com a sociedade para o enfretamento e combate à Covid-19. Uma dessas atividades é a produção do “Boletim Informativo Especial: Uesb contra a Covid-19”, elaborado pelo Conselho de Campus de Itapetinga, que apresenta dados da pandemia na região do Sudoeste da Bahia.
Dada a relevância do trabalho para o entendimento sobre o cenário regional e os impactos causados pela doença, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) propôs a integração do Boletim Informativo ao projeto “Evidências e Desafios Covid-19”, que integra a plataforma Sei de Estudos Colaborativos.
Trata-se de um canal de comunicação criado para elaboração de estudos multidisciplinares que permite contribuições de pesquisadores, professores, gestores, técnicos e setores da sociedade para produção de conhecimentos e informações que contribuam no enfrentamento da pandemia da Covid-19. As contribuições do projeto vão desde a organização de reuniões temáticas até a produção e divulgação de vídeos e textos sobre a pandemia e recomendações científicas.
“Por se tratar de uma ação colaborativa e multidisciplinar da SEI, entendemos que a nossa participação seguirá exatamente na perspectiva de compartilhar e discutir conhecimentos relativos aos cenários e as implicações da Covid-19 em nosso estado em geral e na região Sudoeste em particular”, explicou Carlos Bernard Moreno, presidente do Conselho de Campus de Itapetinga e colaborador na produção do Boletim Informativo Especial.
O professor acrescenta que a integração do Boletim Informativo Especial à plataforma de divulgação do projeto da SEI pode trazer muitos benefícios, tanto prático como teórico, à Universidade e a região Sudoeste. “Penso que possibilita tanto maior visibilidade dos dados e informações quanto a possibilidade de comparações e diálogos entre os boletins das diferentes regiões do estado”, destacou Moreno.
Confira aqui todas as edições lançadas do Boletim “Uesb contra a Covid-19”