Em dezembro deste ano, a Uesb completará 45 anos de fundação. Em reconhecimento à sua trajetória dedicada à formação de profissionais, à produção científica e ao desenvolvimento da região, a Câmara Municipal de Itapetinga aprovou, por unanimidade, uma Moção de Aplausos em homenagem à Instituição.
A Uesb surgiu a partir da política de interiorização do Ensino Superior na Bahia e possui campus em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, atuando em regiões estratégicas do estado. Em Itapetinga, o campus iniciou suas atividades a partir de 1980 e, atualmente, oferece nove cursos de graduação: cinco bacharelados e quatro licenciaturas, além de programas de pós-graduação nas áreas de Ciências Ambientais, Engenharia e Ciências de Alimentos e Zootecnia.
Para o professor Dimas Oliveira, assessor especial da Reitoria no campus de Itapetinga, a Moção apenas reforça a valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Universidade desde a sua fundação. Ele destaca os investimentos contínuos na modernização e ampliação da infraestrutura, bem como em ações de inclusão, com o objetivo de oferecer não apenas uma formação acadêmica de qualidade, mas também uma educação comprometida com a construção da cidadania.
“A gente tem um espaço de discussão dos problemas regionais. Temos feito propostas, pesquisas e eventos de extensão. Fundamentalmente, também contribuímos com a formação dos nossos alunos, e isso traz, sim, um impacto muito positivo, não só em Itapetinga, mas em toda a região”, pontua Dimas.
Carlos Alberto, prefeito de Campus e Dimas Oliveria, assessor especial da Reitoria, recebem documento oficial que formaliza a homenagem feita pela Câmara Municipal de Itapetinga
A proposta foi apresentada pelo vereador Anderson Alves Cruz, conhecido como Anderson da Nova. Para ele, o reconhecimento é mais do que merecido. “Reconhecer o papel histórico da Uesb na formação de profissionais e no desenvolvimento regional é um dever de todos que acreditam na educação pública e de qualidade. A Moção de Aplausos apresentada por mim é uma forma de valorizar a contribuição da Universidade desde a década de 1980 e reafirmar nosso compromisso com sua permanência e fortalecimento”, frisa Anderson.
Carlos Alberto Santana, prefeito do campus Juvino Oliveira, avalia que a homenagem representa o reconhecimento da “Casa do Povo” pelos impactos positivos que a Uesb tem gerado na vida das pessoas e na dinâmica regional. Ele destaca, ainda, a movimentação provocada pela presença da Universidade, tanto no aspecto social quanto econômico. “Hoje, a importância da Universidade também está ligada à internacionalização. Já recebemos estudantes de outros países. Por isso, vemos a importância da Uesb no contexto regional em que estamos inseridos”, conclui Carlos Alberto.