Romper as barreiras do preconceito é o que motiva a servidora da Uesb, Maria da Paixão Rocha Luz, conhecida como Paty Luz, a desenvolver um trabalho ativo em prol das mulheres, principalmente em ações voltadas para a área de Saúde. Foi por isso que, na manhã desta quarta, 13, ela recebeu, da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, o Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares.
“Essa homenagem reafirma o valor que a mulher tem na sociedade, na busca por romper as barreiras do preconceito, da injustiça, para que a mulher consiga se reafirmar no seu espaço”, defendeu a servidora.
A solenidade aconteceu na sessão da Câmara de Vereadores para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A homenagem leva o nome Loreta Valadares, uma ativista política que lutou contra a Ditadura Militar e também foi professora da Universidade Federal da Bahia.
De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Luciano Gomes, a mulher vem cumprindo um papel social para conquistar os direitos. “Nós temos exemplos de grandes mulheres em Vitória da Conquista que abdicam de sua vida particular para lutar em prol da causa da mulher. Aqui, na Câmara, temos exemplos dessas mulheres que lutam para garantir os direitos da mulher e lutar para novos direitos”, pontuou o vereador.
Além da entrega do Diploma Mulher-Cidadã Loreta Valadares, outras mulheres foram homenageadas na Câmara. Entre elas, a professora do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ), Sandra Elizabeth Souza, por seu trabalho na área de Agronomia, na qual atua por meio de pesquisas.
Segundo a professora, suas dificuldades foram superadas com motivação. “Eu formei numa época ainda mais difícil, num curso predominantemente masculino e tive, sim, muitas dificuldades, até para dirigir um trator, mas sempre superadas com muito respeito”, lembrou a docente.