O campus de Vitória da Conquista possui cerca de cinco quilômetros de extensão. No entanto, vários pontos dessa vasta área não são conhecidos por grande parcela da comunidade acadêmica, que são os locais que compõem o Campo Agropecuário da Universidade.
Com o intuito de apresentar esse espaço, a Assessoria Especial de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas, em parceria com as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), a Prefeitura de Campus e o Diretório Central Estudantil (DCE), promoveu, na manhã deste sábado, 7, uma Caminhada Ecológica. A atividade marcou o encerramento da Semana de Integração, ação proposta para recepcionar os novos alunos e integrá-los à comunidade universitária.
Segundo a assessora Especial de Acesso, Permanência e Ações Afirmativas, professora Selma Matos, além de proporcionar um momento diferente de convívio entre discentes, docentes e técnicos nesta primeira semana de aula, a Caminhada envolveu o próprio conhecimento da parte mais rural do campus da Uesb. “Nessa área, professores dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Biologia, por exemplo, desenvolvem diversos projetos. Então, com a Caminhada, conhecemos melhor essa área e os projetos aqui desenvolvidos, bem como apreciamos a vegetação, que também é muito bonita nessa região”, destacou a assessora.
A Caminhada contou com a participação dos professores Espedito Maia e Avaldo Soares, do Departamento de Geografia (DG) e do Departamento Ciências Naturais (DCN), respectivamente, além do servidor Maurício Robério Silva, vinculado à Diretoria do Campo Agropecuário (Dicap). Eles conduziram os participantes e explicaram sobre os projetos e ações que são realizadas no espaço, como o minhocário, as plantações experimentais de umbu gigante e mandioca e a Casa do Mel. Os profissionais também detalharam sobre alguns aspectos geográficos do território da Uesb.
Os alunos que estiveram presentes na atividade, comemoraram a iniciativa. Para Fausto Matos, aluno do 4º semestre do curso de Geografia e membro do DCE, a Caminhada foi uma ação muito interessante para conhecer a área rural da Uesb e também uma oportunidade para fomentar atividade física. “Com a Caminhada, unimos o útil ao agradável, pois a atividade trouxe a galera para fazer um exercício e ter contato com a natureza. Então, é uma atividade que vai muito além de simplesmente integrar, é uma ação saudável, que contribui para ampliar o conhecimento sobre a nossa Instituição”, comentou o estudante.