Com o tema “De Galileu aos dias atuais: a revolução científica”, o 6º Ciclo de Física foi realizado, em Itapetinga, nesta quarta, 8, e conduzido pelo docente vinculado ao Departamento de Ciência Exatas e Naturais (DCEN), Iratanio Magnun. O ciclo faz parte das atividades complementares do Colegiado de Física, com objetivo de conversar sobre Ciência com a comunidade acadêmica.
Na sua explanação, Magnum fez uma revisão histórica sobre o método científico e a influência nos modelos de ensino na educação. “Em 1610, Galileu, astrônomo italiano, lançou o livro ’Mensageiro das estrelas’, cuja descoberta foi que homem e a Terra não são o centro do universo – como se pensava até então. Após isso, ele escreve mais dois livros com intuito de disseminar o método científico”, diz o docente. Com linguagem simples e acessível, sem, no entanto, prejuízo de profundidade dos estudos, os ciclos tornaram-se atividades contínuas. É o espaço dedicado à Ciência e suas imbricações na vida cotidiana.
O coordenador do curso, Luís Nieto, observa que, desde 2015, os ciclos de seminários acontecem: “organizamos 10 encontros anuais – sendo alguns abertos à comunidade acadêmica e outros com assuntos mais restritos à área – e as temáticas são definidas pelos convidados palestrantes”, afirma Nieto. Ele ainda lembra que entender a história da Ciência envolve diversos campos do saber, como Biologia, Química e Física.
Para este ano, já estão previstas mais cinco rodadas de debates. Os interessados podem acompanhar os temas e os responsáveis pela condução de cada palestra clicando aqui.