Uma programação com diversas ações foi montada para recepcionar os novos estudantes que ingressaram na Uesb neste segundo semestre letivo. Organizadas pela Assessoria de Acesso e Permanência Estudantil e Ações Afirmativas, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Colegiados dos Cursos de Graduação, Centros Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes (DCE), as atividades estão sendo realizadas desde a última segunda-feira, 20, e vão até sábado, 24.
A proposta é promover a integração dos ingressantes com os demais acadêmicos e setores administrativos e pedagógicos da Universidade e coibir a prática proibida do trote, conforme estabelece a Resolução do Consu 07/2008. Palestras, oficinas, práticas de acolhimento, atividades culturais, visitas às salas de aula dos novos acadêmicos fazem parte da Semana de Integração.
Segundo Rose Nascimento, acadêmica do sexto semestre de Pedagogia e coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Semana de Integração é um momento importante de acolhimento, principalmente, por marcar um período de transição do estudante. “Há algum tempo, a gente vem pensando essa Semana juntamente com os Centros Acadêmicos (CAs) de como fazer um processo de acolhida desses nossos calouros. Pensamos em diversos momentos de oficinas, de rodas de conversas, para que os estudantes consigam se ambientar ao espaço universitário, uma vez que muitos deles estão saindo direto do Ensino Médio e a Universidade é um mundo completamente diferente e precisam ter esse processo de acolhimento para conseguir se achar dentro desse espaço”, declarou.
Recém-chegado no curso de Sistemas de Informação, Francisco Bezerra de Souza Neto aprovou a iniciativa e disse ter aproveitado o momento para conhecer mais sobre seu curso, principalmente sobre alguns projetos. “Esse é um momento muito interessante. Nós temos vários projetos que estão em andamento como, por exemplo, a Fábrica de Software, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (CPDS), o projeto recente que é o Aldeia TEC”, mencionou.
O assessor acadêmico do campus, professor Paulo Marcelo Teixeira, também falou da programação da Semana de Integração como um instrumento de recepção. “A percepção que a gente tem é muito boa! Os alunos chegam motivados, entusiasmados com o fato de estarem chegando à Educação Superior. Então, a ideia que a gente tem é que a Semana seja muito boa”, declarou Teixeira.