Informar e acolher. Com esse objetivo, a Célula Mater da Uesb, em parceria com o Conselho Municipal da Mulher, realizou, no último sábado, 5, diversas ações na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Meira Barros, no bairro Iracema, em Vitória da Conquista. Voltada para o combate à violência doméstica, a iniciativa fez parte da programação de Dia das Mães da escola.
Serviços de saúde, de beleza e de orientação jurídica foram oferecidos com o intuito de atrair as mães dos alunos, as adolescentes grávidas que estudam na escola, bem como as mulheres das proximidades. Servidora da Uesb, Arlene Ribeiro é idealizadora da Célula Mater e também presidente do Conselho Municipal da Mulher. Para ela, dois temas abordados durante a ação podem ser destacados: as noções sobre parto e violência obstétrica, que acontece muito nos hospitais, e o atendimento jurídico tanto de orientação quanto de encaminhamento de processos.
De acordo com a servidora, a proposta é percorrer todos os bairros da cidade, onde encontrem escolas que estejam abertas à campanha. “Para chamar esse público, trazemos essas atividades para as escolas. É a Uesb e o Conselho indo para a comunidade, para combater a violência”, legitima.
A atuação efetiva junto à comunidade também é lembrada por Leia Barros, membro do Conselho Municipal da Mulher. Segundo ela, muitas vezes, o Conselho carece de apoio dos órgãos governamentais e encontra na Uesb esse respaldo. “Essa parceria só faz com que o projeto seja enriquecido e que possamos participar de uma forma que venha a agregar o que é proposto pela ação: o apoio a essas mulheres, a conscientização”. A conselheira salienta que essa é uma forma de estar mais perto de mulheres que não sabem a quem recorrer em casos de violência: “muitas pessoas nem sabem que existe esse tipo de Conselho e órgãos que podem ajudá-las nesse sentido”.
Gicele dos Santos, avó de um dos alunos da Escola, recebeu o convite para a comemoração de Dia das Mães e aprovou a iniciativa. “Encontramos muita coisa boa que aqui no bairro não tem e veio de fora pra gente. Do que eu puder, estou participando. Participei de uma palestra, isso traz muita informação nova, é maravilhoso”, conta.
O evento contou com o apoio de instituições de ensino da cidade, Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e Faculdade Santo Agostinho (Fasa), e da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista.