O Centro de Pesquisa em Ciências Ambientais da Uesb (CPCA) foi inaugurado na manhã desta quinta, 10, no campus de Jequié. Na oportunidade, também foi entregue oficialmente à comunidade acadêmica o Centro de Pesquisa em Saúde Coletiva (Cepesc) – localizado no campus universitário 2, Professor Wilson Rocha – que será inaugurado futuramente.
Em sua fala, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Alexilda de Oliveira, fez questão de brevemente historiar a conquista desses dois prédios: “Esses empreendimentos são oriundos de dois projetos aprovados no âmbito de chamadas públicas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). É uma grande vitória para nossa Instituição, em especial para os pesquisadores do campus de Jequié”. De acordo com a pró-reitora, as duas estruturas contemplam, cada uma, dezesseis laboratórios que serão distribuídos entre os programas de pós-graduação em Química, em Genética, em Educação Científica e em Saúde. “Essas duas estruturas, com certeza, estarão incrementando a produção científica desses programas, promovendo a elevação dos conceitos dos mesmos, bem como atuando diretamente no desenvolvimento regional a partir de pesquisas qualificadas nas diversas áreas do conhecimento, especialmente aquelas voltadas para o meio ambiente e para a saúde, para a biodiversidade e a conservação”, explicou.
A pró-reitora de Graduação, professora Talamira Taita, também comemorou a entrega dos dois espaços. “Para a comunidade isso é um presente! Tanto a comunidade interna quanto a comunidade externa terminam sendo beneficiadas diretamente em um processo que é de uma ação contínua de crescimento institucional. A consolidação de um prédio que vincula os programas de pós-graduação à pesquisa também faz parte de um ato educativo, de um ato de crescimento da política de assento da nossa Universidade e ainda de povoamento e acréscimo a essa região toda”, frisa Brito.
Na ocasião, o vice-reitor eleito, professor Marcos Henrique Fernandes, destacou a importância dessa nova estrutura física para o crescimento da pós-graduação na Universidade. “Nós achamos que essa nova estrutura, a parte física que está sendo entregue, é fundamental para o crescimento da pós-graduação da nossa Universidade, especialmente do nosso campus de Jequié. Vai dar estruturação para o funcionamento dos laboratórios, que é uma demanda antiga”, destacou.
O vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, professor Cezar Augusto Cassoti, também vê relevância na entrega dessa nova infraestrutura para a comunidade científica da Uesb. “Então eles [prédios] vão potencializar os programas. A gente espera que isso venha ter um ganho qualitativo e quantitativo nas produções e aproxime mais os programas, a partir do momento que vamos estar em áreas bem próximas. Isso vai ser um grande avanço para nós”, acredita Cassoti.