No próximo dia 6 de dezembro, o Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas) e o Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav) promoverão o Seminário “HIV/AIDS: a quarta década de uma pandemia esquecida”. O evento será realizado no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista.
A partir das 8 horas, três temáticas serão abordadas no Seminário por profissionais da área de Saúde. A “História do HIV, uma doença tão presente que se tornou esquecida” será debatida pela médica infectologista Mônica Trindade.
A discussão segue com a enfermeira Kamila Dantas, que abordará o “Aumento de informação e acesso a métodos de prevenção e o contraponto do crescimento do HIV entre jovens”. Outro aspecto que será discutido no Seminário é a relação entre “Sexualidade, a liberdade sexual e o otimismo ilusório dos jovens”, com o psicológico Marcelo Pires.
Atendimento e oficinas – Durante a ação, serão oferecidos exames para detecção de doença sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatite B e C e HTLV (um retrovírus da mesma família do HIV), com resultado entregue, no Caav, 15 dias após a realização dos testes. Ainda haverá oficinas de interação sobre o uso de preservativo e alertas sobre o aumento das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) entre pessoas de 15 as 24 anos.
Às 18 horas, encerrando a programação do Seminário, haverá a roda de conversa “Aids, uma doença tão presente que se tornou esquecida”, na qual especialistas responderão dúvidas sobre sexualidade, sexo, comportamentos, gravidez etc.
Os interessados em participar do Seminário devem se inscrever no Ceuas, das 8 às 16 horas, ou no local do evento, mediante entrega de 1 kg de alimento. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com o Centro Universitário pelo telefone (77) 3424-8689.