Promover um momento de integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão é o principal objetivo do 2º Ciclo de Debates: Complexidade, Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Básica, que está acontecendo no campus de Vitória da Conquista. Organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Conhecimento Científica (Gepecc), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, o evento conta com a participação de diversos pesquisadores de outras instituições do Brasil e do exterior, cujas pesquisas estão relacionadas ao âmbito do Pensamento Complexo.
Entre esses pesquisadores, está a professora Maria da Conceição de Almeida, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na tarde desta quinta, 23, a docente ministrou a palestra “A Pesquisa como matriz do pensamento científico”, que também é a temática central do evento. Segundo Almeida, a pesquisa é a base fundamental da produção do conhecimento, já que o ato de pesquisar também envolve o ensino e a pesquisa. “No ato da pesquisa, você desloca o pesquisador do seu lugar de conforto para que ele possa interrogar e conhecer mais sobre aquilo que está pesquisando. Isso é extensão”, exemplificou a docente.
A professora ressaltou que é importante ver a pesquisa sobre outra ótica. Para ela, é preciso refletir sobre as formas de construção do saber, destacando a relação da pesquisa científica com outros saberes da sociedade. A universidade, então, precisa abrir suas portas para receber outros conhecimentos e sabedorias importantes, como aquelas oriundas da tradição popular. “A cultura científica não é a única forma de conhecimento e nem de compreensão de mundo. Sabedorias mais antigas foram responsáveis por grande parte da construção da nossa história e a universidade precisa reconhecê-las e, sobretudo, assimilá-las nos conteúdos de sala de aula”, destacou a pesquisadora.
Além de conferências, a programação do Ciclo conta com apresentações de trabalhos, defesas e qualificações de dissertações de mestrado. Segundo o professor Renato Pereira de Figueiredo, coordenador do evento, poder discutir esse tema, de forma ampla, com a participação de pesquisadores renomados, é um dos grandes destaques do Ciclo de Debates. “Nós estamos conseguindo fazer uma ampla discussão, associando o ensino, a pesquisa e extensão de forma articulada. As palestras contemplam as temáticas que foram discutidas nas qualificações e bancas de mestrado. Então, está tendo uma articulação bem interessante”, comentou o professor.
Luna Stefany, mestranda em Ensino pela Uesb e uma das organizadoras do Ciclo, também ressaltou essa articulação proposta pela evento. “A partir da abertura, tanto para as bancas de qualificação, quanto de defesa, as pessoas estão podendo ter uma visão melhor em relação às pesquisas sobre Complexidade, que é uma das nossas principais teorias, além de poder interagir com os pesquisadores”, afirmou a mestranda.
O Ciclo segue até esta sexta, 24, conforme programação disponível aqui.