Por que é importante repensar a formação dos professores? Sob a luz deste questionamento, foi realizado o 1º Ciclo de Painéis do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (Gpled), na última quarta-feira, 5, no campus de Vitória da Conquista. Na ocasião, foram divulgados resultados de estudos e pesquisas dos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL), a partir da interface de três temas: Interação Didática, Etnografia, e Cultura Escolar.
O evento, que acontece anualmente, sempre voltado às linhas de pesquisa do grupo, agrega estudantes de iniciação científica da graduação e do Mestrado, professores e pesquisadores tanto da Uesb, como de outras instituições. Segundo a professora Ester Maria de Figueiredo, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras, o Ciclo de Painéis é um momento de socialização, em que os pesquisadores em formação podem se apresentar à comunidade acadêmica.
“É um evento muito importante para esse grupo de pesquisa, porque é um espaço de vivência dessa articulação entre, ensino, pesquisa e extensão. E também, de atender uma demanda da comunidade acadêmica, e da comunidade em geral, de conhecer os resultados do que é desenvolvido de produção de conhecimento pelos sujeitos da universidade”, afirma a docente.
Um dos temas apresentados foi a Etnografia, usada pelo grupo da mestranda em Letras, Taylane Nascimento, como metodologia de pesquisa para investigar as relações entre cultura e sociedade, e repensar o fazer dos professores. “ Vivemos um momento de crise, em uma série de aspectos sociais, e discutir o veio teórico-prático desses temas nos faz repensar os conceitos de prática pedagógica e formação de professores. E serve também, para que a Universidade pense as suas formas de interagir com a formação do professor”, pontua.
O professor Diógenes Cândido de Lima, vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (Dell), trouxe ao debate outro tema: “A Formação Intercultural do Professor de Línguas”. Para o docente, o mundo é sem fronteiras, e o professor também precisa ser. “ Nós vivemos em mundo totalmente aberto, temos contato com pessoas de várias partes do mundo, precisamos saber lidar com essas pessoas de culturas diferentes, e aí entra o processo intercultural. Conhecendo outras culturas, nós acabamos valorizando ainda mais a nossa”, destaca o professor.
Durante o evento, houve, também, uma sessão especial sobre as memórias da docência em Língua Portuguesa, com a professora Ângela Gusmão, vinculada ao Dell. Além do lançamento do livro Aula de Português: Um Cenário Discursivo a ser Investigado, organizado pela professora Ester Figueiredo. O livro está disponível na livraria da Edições Uesb, localizada do foyer da Biblioteca.