De 14 a 29 de novembro, o Cineclube Germinal realiza a Mostra Aquarela do Brasil, em homenagem ao compositor mineiro Ary Barroso. O evento acontece em Vitória da Conquista, com uma programação que reúne exibições de filmes, apresentações musicais, oficinas e minicursos, dialogando com a arte popular brasileira.
A abertura do evento, no dia 14 de novembro, contará com a apresentação solo de piano de Pablo Fornasari. Em seguida, o público poderá assistir o filme “O Aleijadinho”, lançado em 1978 e dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. O comentário será de Flávio Reis. Ao longo das outras datas, haverá atividades de bordado em trama, fotografia, culinária, teatro e mais. Confira a programação completa aqui.
Aquarela do Brasil – Uma das mais populares composição da música brasileira, a canção que dá nome à Mostra foi escrita por Ary Barroso e gravada, pela primeira vez, pelo cantor carioca Francisco Alves. Grande referência, a música foi interpretada por outros grandes grandes cantores e instrumentistas do Brasil, como João Gilberto, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gal Costa e Elis Regina, ganhando até versões internacionais, como a do estadunidense Frank Sinatra.
O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), do Departamento de História e do Laboratório de Estudos, Documentação Inquisitorial e Sociedade de Antigo Regime (Lediscar), todos da Uesb. Além disso, obteve apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal.
Mais informações sobre a Mostra Aquarela do Brasil podem ser conferidos no Instagram do Cineclube Germinal.